Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil realiza seminário em Alagoas

Atividade é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Por Thayná Vasconcelos - Estagiária do Leei/Alagoas com Ascom Ufal
- Atualizado em

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), uma iniciativa coordenada por docentes do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início, na última semana, ao 2º seminário presencial para formação continuada de professores de Educação Infantil em Alagoas. O evento aconteceu no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e 170 educadores de todos os 102 municípios alagoanos vivenciam essa iniciativa.

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do cenário educacional, incluindo a professora Adriana Cavalcanti, docente do Cedu/Ufal e coordenadora do Leei em Alagoas; o professor Jânio Nunes, docente da Faculdade de Letras da Ufal e vice-coordenador do Leei; o professor Antônio Daniel Martins Ribeiro, articulador de gestão e formação do território estadual; a professora Fabiana Rocha, articuladora de gestão,  formação e mobilização das redes municipais e a professora Valéria Suely Simões Barza, assessora do Compromisso no Nordeste.

Adriana Cavalcanti destacou a importância de eventos como este para fortalecer a formação dos educadores: “Essas iniciativas são fundamentais para garantir que nossos professores de educação infantil tenha direito à continuidade do seu processo formativo, por meio de políticas de formação continuada para  esses profissionais com foco na oralidade, leitura e escrita, de modo  a subsidiar teórica e metodologicamente os professores para que façam a mediação de práticas pedagógicas que favoreçam  as experiências das crianças com a cultura escrita”, afirmou. 

O primeiro dia do seminário foi marcado ainda por atividades culturais e formativas. Pela manhã, contadoras de histórias da Biblioteca Carlos Moliterno realizaram uma performance de leitura intitulada "O que podemos aprender com as infâncias", proporcionando uma reflexão sobre a importância da narrativa na educação infantil. Além disso, uma mesa redonda abordou o tema "O brincar e sua relação com o desenvolvimento da linguagem da criança na Educação Infantil", composta pelas formadoras Estaduais, as professoras. Renata Maynart, Giseliane Medeiros e Érica Rayane Galvão.

Já no horário da tarde, ocorreu apresentação de informações relativas ao programa por parte das assessoras estaduais e docentes da Ufal, as professoras Yana Lyss e Flávia Colen Meniconi e, para finalizar, a palestra "Musicalidade na Educação Infantil", ministrada pela professora Zilane Teixeira, adjunta do curso de Música da Ufal.

Ao longo dos três dias do 2º Seminário, estão sendo desenvolvidas atividades como parte de um esforço colaborativo entre o Ministério da Educação (MEC), universidades públicas, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), visando aprimorar as competências dos educadores na fase da alfabetização.

Nota sobre o Leei e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido em 2023 com o propósito de garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do Brasil. O principal enfoque é certificar que crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, mas também visa a restauração das aprendizagens de crianças do 3º, 4º e 5º ano, que foram afetadas pela pandemia.

Incentivando propostas formativas em torno da promoção da linguagem escrita na infância, o projeto Leei é parte do Compromisso e coordenado, na região Nordeste, por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Alagoas, a coordenação é liderada pelos professores da Ufal, Adriana Cavalcanti e  Jânio Nunes, acompanhados por assessores, técnico educacional e formadores estaduais. Essa equipe representa o papel da Ufal na formação continuada dos professores participantes.