Segmento técnico-administrativo da Ufal recebe mais servidores

Dos sete empossados, seis estão lotados no Campus A.C. Simões, e um exercerá suas atividades no Campus do Sertão

Por Diana Monteiro - jornalista
Posse de servidores nessa terça (17)

As boas-vindas foram calorosas e as histórias de vida contadas no percurso de luta profissional e de formação, fizeram valer o alcance do êxito para ingressar como servidor público da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em clima de emoção e comemoração, sete servidores técnicos-administrativos, convocados do concurso de 2023, tomaram posse na tarde da terça-feira (17), numa solenidade presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, em seu gabinete.

No Campus A.C. Simões foram lotados seis servidores, distribuídos entre algumas unidades acadêmicas e setores administrativos, localizados na Reitoria.  A posse foi prestigiada por representantes da gestão central e contou, também, com a participação de familiares dos novos servidores, oportunidade em que no marcante momento  foram enaltecidos, pela parceria e apoio na trajetória de luta para a grande conquista.

“É uma felicidade estar com vocês nesse momento de posse. Vocês passam a pertencer a mais antiga e maior instituição de ensino superior público e gratuito de Alagoas. Uma universidade conectada com o desenvolvimento, intensificada com a interiorização para duas regiões do Estado e pelos polos de Ensino de Educação a Distância, o que faz a Ufal estar presente em quase todos os municípios alagoanos. Vocês são importantes no crescimento e na evolução, cada vez maior, da Ufal! Parabéns! Sejam bem-vindas e bem-vindos”, afirmou o reitor Tonholo. Na oportunidade, o reitor discorreu sobre o funcionamento da instituição, desafios enfrentados e ações em andamento.

O ritual de posse na Ufal  é marcado por outros momentos: leitura do Termo de Posse, pela direção do Departamento de Assuntos Pessoais (DAP); leitura do Termo de  Compromisso pelos servidores; assinatura e entrega dos Termos de Posse e abertura da palavra para pronunciamentos.

Tomaram posse para exercer atividades no Campus A. C. Simões, os seguintes servidores: Dário Xavier de Lima Júnior, técnico em Assuntos Educacionais, para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac); Érico Otávio Diniz Crispim da Silva, Administrador,  para a Faculdade de Arquitetura e Urbanização (FAU); Harrissom David Assis dos Santos, técnico de Laboratório/Física,  para o Instituto de Física (IF), que também vai receber a servidora Maria Luiza Vieira Reis, para ocupar igual cargo.

Ainda empossados para o Campus em Maceió, Jessyara Lívia Santos Góis, técnica em Contabilidade, para o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e Nathalia Crispim Milanês, no cargo de Administrador, para a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O Campus do Sertão receberá o técnico de Tecnologia da Informação, José Willames Sabino de Melo Júnior.

Participação

A solenidade também foi prestigiada pela vice-reitora Eliane Cavalcanti e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira. O Termo de Posse foi lido pelo diretor de Departamento de Assuntos Pessoais (DAP), Clebson Farias. “A Ufal tem muitas oportunidades de crescimento e é um ótimo lugar para trabalhar. Parabéns pela conquista e muito êxito na trajetória como servidor público federal. Desde já, convido a todos vocês para participarem do próximo Programa de Inserção de Novos Servidores, o Pins, na segunda-feira, dia 23”, disse Wellington, que aproveitou a oportunidade para também fazer orientações administrativas de interesse do segmento.

“Hoje vocês chegam aqui de fato e de direito. É um momento de muita emoção pela grande conquista. Parabéns! Vocês passam a pertencer a uma instituição que faz diferença na vida das pessoas. Fazemos educação e assistência, pela importância que representa o Hospital Universitário na área de saúde pública de Alagoas”, disse a vice-reitora Eliane Cavalcanti. Destacou a importância de cada um para o crescimento da Ufal, de entender que é preciso viver a realidade do Estado e enfatizou a grande responsabilidade que cabe ao servidor público, que é a de servir ao público.

À medida que os servidores eram chamados para receber o termo de posse, falavam sobre a luta travada no percurso de formação profissional e para inserção no mercado de trabalho, com sonho realizado. Dos sete empossados, quatro são naturais de Alagoas, dois da Paraíba e um de Minas Gerais. Foram unânimes em expressar do quanto estavam felizes, também, pelo acolhimento recebido na instituição que passam a pertencer como servidores públicos federais.