Setembro Amarelo: Captv conscientiza as crianças sobre saúde mental
Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, as crianças aprenderam de forma lúdica a refletir sobre suas emoções
- Atualizado em
Setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio, é o momento de refletir sobre a importância da saúde mental e a equipe de Serviço Social do Colégio de Aplicação Telma Vitória (Captv), sabe bem a importância que é a abordagem dessa temática e decidiu incluir as crianças nas ações sobre suas emoções.
No início desse mês, na sala de atividades, a equipe de serviço social propôs um momento lúdico e divertido, a fim de ensinar às crianças a importância de compreender as suas emoções, falar sobre elas e os impactos positivos que isso traz a sua saúde mental. A proposta foi formulada pelas estagiárias da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cínthia Costa Vieira e Janaína Floriano dos Santos, do 6º período, supervisionadas pela assistente Social Amanda Aquino Sousa, do Captv.
O objetivo foi tratar sobre um assunto que é do saber de todos, mas que por vezes, as crianças não são incluídas em temáticas que são de suma importância. "Falar de assuntos delicados como este, deve ser levado em consideração a estratégia de abordagem, respeitando a linguagem e o grau de compreensão da criança", alerta a equipe. Nessa perspectiva, foi criada uma atividade adaptada para as crianças compreenderem melhor quais são os tipos de emoções que são sentidas por elas.
A assistente Social Amanda Aquino fala sobre a atividade: “a proposta era conversar com as crianças sobre as emoções, o que as deixam felizes, com raiva, tristes, e para isso pensamos em utilizar emojis. E foi um sucesso! Elas se abriram, compartilhando suas percepções sobre cada sentimento e, também pensando sobre como os outros se sentiam.
A assistente social revelou encantamento com o sucesso da atividade, “foi um momento lindo e divertido, que serviu de reflexão sobre nossas emoções e como podemos auxiliar na melhoraria do dia-a-dia dos nossos colegas. Dessa forma, celebramos o Setembro Amarelo com as nossas crianças, ressaltando que uma criança que sabe lidar/identificar suas emoções, é uma criança capaz de lidar com os desafios da vida e poderá contribuir para uma sociedade mais saudável”, acrescentou Amanda.
Para Janaína e Cínthia, as estagiárias e participantes do projeto de Intervenção do Serviço Social, falar sobre saúde mental é de suma importância para os indivíduos, sobretudo, a necessidade de incluir as crianças nesse saber. “Como é do saber de todos, geralmente excluímos as crianças de algumas temáticas por considerarmos assuntos difíceis de serem tratados com elas e, até para o entendimento delas, porém, mesmo que elas não saibam ou não consigam externar, elas têm total compreensão do que se passa ao seu redor”, relataram as estudantes.
Ainda sobre a inclusão das crianças em assuntos relacionados à saúde, lutas pelos direitos sociais, os quais a legislação estabelece, Janaína reforça que, esse projeto visa propor a inclusão dos pequenos. “O objetivo é justamente o da inclusão das crianças nas temáticas sociais que as rodeiam, e em todas as atividades já realizadas, tivemos resultados positivos".
O CApTV realizou várias ações sobre os direitos das crianças estabelecidos através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre Pessoas com Deficiências Múltiplas. O Colégio de Aplicação Telma Vitória está localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió.
Conheça o @colegiodeaplicacaotelmavitoria .