Ufal participa do 31º Encontro Nacional da UNA-SUS em Manaus
Representantes da Universidade destacaram avanços tecnológicos e inovações na educação em saúde durante evento nacional
A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Cied/Ufal) marcou presença no 31º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), realizado de 17 a 20 de setembro em Manaus/AM, com participação de Guilmer Brito, vice-coordenador da UNA-SUS/Ufal, e Luiz Cláudio, analista de Tecnologia da Informação (TI). O evento, que discutiu inovações tecnológicas para a educação em saúde, contou com atividades diversificadas como talk-shows, oficinas e o lançamento de um livro sobre tecnologias educacionais em saúde.
"A participação da Ufal neste evento fortalece a atuação da UNA-SUS em Alagoas, contribuindo para a ampliação da rede e das ofertas educacionais no estado", destacou Guilmer Brito. Ele ainda participou de discussões sobre saúde digital, teleatendimento e tecnologias educacionais, abordando a importância dessas ferramentas para a capacitação dos profissionais do SUS.
Luiz Cláudio, responsável pela representação da equipe de TI da UNA-SUS/Ufal, também ressaltou a importância do evento para a implementação de inovações. "Aprendemos sobre o Pacote Padrão UNA-SUS, que padroniza a criação de conteúdos educacionais, e já vislumbro várias aplicações em nosso contexto, inclusive na Biblioteca Central da Ufal", disse. Ele participou de oficinas que focaram em plataformas de aprendizagem como o Moodle e a construção de objetos educacionais, destacando a relevância da TI para a transformação digital na universidade.
O coordenador da Cied e da UNA-SUS Ufal, professor Fernando Pimentel, também destacou a importância estratégica da participação da Ufal no evento. Ele afirmou que “a presença no 31º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS reforça o nosso compromisso com a rede e a relevância de inovações tecnológicas na educação em saúde”.
Pimentel ainda ressaltou que o envolvimento da Ufal no encontro tem impactos diretos no fortalecimento da UNA-SUS em Alagoas, contribuindo para a implementação de novas metodologias de ensino voltadas à capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). "A troca de experiências é fundamental para enfrentarmos os desafios, especialmente em áreas com escassez de serviços assistenciais", pontuou ele, que adiantou: “Estamos nos articulando para novas ofertas de cursos, utilizando a modalidade a distância para a área da Saúde em Alagoas”.
O evento, organizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS, promoveu debates sobre o uso da tecnologia para superar barreiras no cuidado à saúde, especialmente em áreas com vazios assistenciais.
UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criado em 2010, visa capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da educação a distância gratuita. Coordenado pelo Ministério da Saúde e Fiocruz, a UNA-SUS atua em rede com 35 instituições de ensino superior e já ofertou mais de 540 cursos, somando 9,5 milhões de matrículas. Suas ofertas acompanham as demandas da saúde pública, especialmente na Atenção Básica.