Ufal implementa plataforma on-line para gestão dos projetos com uso de animais

Nova ferramenta estará disponível a partir de março e promete trazer mais agilidade, transparência e eficiência aos processos

Por Ascom Ufal

A Comissão de Ética no Uso de Animal (Ceua) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anuncia uma importante conquista para a comunidade acadêmica: o lançamento de um sistema digital para submissão de projetos de pesquisa e ensino envolvendo experimentação animal. A nova ferramenta estará disponível a partir de março e promete trazer mais agilidade, transparência e eficiência aos processos relacionados à avaliação ética de projetos.

A aquisição da plataforma é fruto de um esforço conjunto da Ceua/Ufal e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), com investimento institucional significativo. O objetivo é modernizar os processos e promover maior conformidade com as regulamentações nacionais, além de fortalecer o compromisso da Ufal com a modernização e o manejo ético e responsável dos animais utilizados em pesquisa e ensino.

Com o sistema, pesquisadores e colaboradores da Ufal poderão acessar em uma única plataforma todas as informações de seus protocolos, preencher os formulários de submissão, acompanhar as análises dos projetos, responder possíveis pendências e receber documentos como certificados de aprovação, por exemplo. Segundo o coordenador da Ceua, professor Müller Ribeiro, a implementação do sistema é um marco importante para a modernização das práticas institucionais da universidade. “A submissão e aprovação prévia dos projetos envolvendo experimentação animal são requisitos essenciais para garantir a conformidade com as normas éticas e legais, além de assegurar o respeito aos princípios de bem-estar animal. Essa plataforma vai otimizar esses processos, trazendo mais segurança e eficiência para todos os envolvidos”, destaca.

O sistema foi desenvolvido com base no Formulário Unificado de Solicitação para Uso de Animais em Experimentação, conforme as normas da Resolução Normativa Concea nº 52/2021, da Resolução Normativa Concea nº 51/2021 e da Lei Federal nº 11.794/2008. Ele também permite o acompanhamento completo dos projetos submetidos, a geração de certificados, atas, relatórios detalhados e a gestão eficaz de documentos e convocações.

Pesquisadores que já possuem projetos em tramitação no sistema físico terão seus processos finalizados normalmente. Contudo, a partir de março, o uso da nova plataforma será obrigatório para submissões futuras.

Para marcar o lançamento da plataforma e capacitar a comunidade acadêmica, a Ceua-Ufal organizará um evento de treinamento direcionado aos pesquisadores. A data prevista é 24 de fevereiro, às 14h, no auditório do LCCV, Campus A. C. Simões. As inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo link. "A Ceua/Ufal reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a eficiência, convidando todos os pesquisadores a utilizarem a nova ferramenta e contribuírem para o fortalecimento das práticas científicas na Ufal", avisa o coordenador.

Para sanar dúvidas ou obter suporte técnico, os pesquisadores podem entrar em contato pelo e-mail ceua@propep.ufal.br ou pelo telefone (82) 3214-1379.