Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor inicia suas atividades
Serviço é uma iniciativa da gestão superior e da superintendência do HU
O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) deu início na última segunda-feira (29), aos atendimentos a docentes e técnicos, ativos e aposentados, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O serviço tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos funcionários da Universidade, a partir de cuidados com a saúde física e mental.
A iniciativa é fruto de parceria entre a gestão superior da Ufal e a superintendência do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU/Ufal), com participação de servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal). "Foi uma necessidade que nós observamos. Criamos o projeto Cuidando de Nós, em 2020, e percebemos o quanto era importante cuidarmos de nós mesmos, dos nossos servidores. Primeiro porque nos preocupamos uns com os outros, mas também porque a qualidade de vida afeta também o trabalho, então é uma via de mão dupla”, afirmou Célio Rodrigues, diretor do HU.
O Nass atenderá servidores da Universidade, ativos e aposentados, e da Ebserh e as consultas serão realizadas por dois psiquiatras e dois clínicos gerais, lotados na Progep. No entanto, as atividades do ambulatório estão sendo realizadas em uma sala cedida pelo HU. “Estamos dando todo o suporte para o serviço até que ele se ajuste e se estabeleça de vez na Universidade, pelo espaço e pela expertise do Hospital Universitário no atendimento e acolhimento das pessoas”, complementou Rodrigues.
A ideia é que o serviço seja expandido, com a entrada de novas especialidades, à medida que avance e que sejam observadas as principais necessidades e ajustes. “Nossa intenção é ampliar o atendimento, trazendo outras especialidades, como a oftalmologia, por exemplo. Vamos sentir essa demanda e abrir espaço para que os nossos colaboradores possam usar o Nass”, afirmou Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal.
Como funciona
Para ter acesso a consultas na área de Clínica Médica ou Psiquiatria, o servidor deve realizar o agendamento prévio diretamente na recepção do Ambulatório II do HU. As marcações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, conforme a disponibilidade de vagas para um período de 30 dias. Caso todas as vagas sejam preenchidas, novos agendamentos só poderão ser feitos no ciclo seguinte.
No momento da marcação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de vínculo com a Ufal ou Ebserh, comprovante de residência e telefone para contato. Para consultas de primeira vez em Clínica Médica, o servidor deve levar também o Formulário de pré-Consulta, preenchido e assinado, que reúne informações de saúde e auxilia na condução do atendimento.
O NASS alerta que ausências não justificadas em duas consultas consecutivas implicam na perda de prioridade no agendamento. Já os cancelamentos devem ser comunicados com, no mínimo, 24 horas de antecedência, permitindo que a vaga seja disponibilizada para outro servidor.
Mais informações estão disponíveis no site institucional: clique aqui.
Veja em anexo o formulário pré-consulta para a especialidade Clínica Médica.