Professora da Ufal concorre a prêmio do TikTok com romance LGBT

Votação popular termina neste sábado (11)

Por Ascom Ufal
Professora Priscila Muniz é uma das finalistas do concurso literário da plataforma TikTok
Professora Priscila Muniz é uma das finalistas do concurso literário da plataforma TikTok

A professora do curso de Jornalismo da Ufal e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Priscila Muniz, é uma das finalistas do concurso literário da plataforma TikTok, Livros do Futuro, com seu livro Do outro lado do muro. A obra, que mistura romance LGBT+ com elementos culturais nordestinos e orientais, está entre as 150 finalistas de um total de mais de 2,5 mil inscrições.

O concurso funciona por meio de vídeos, nos quais os semifinalistas apresentam suas ideias de livros, e o público vota na sua preferência. A vencedora pode ter seu livro publicado por grandes editoras, como a Globo Livros, parceira da iniciativa do BookTok, a HarperCollins, responsável pela publicação do vencedor em suspense, e a Record, que vai publicar a obra da categoria fantasia.

Do outro lado do muro é um romance young adult que conta a história de Léo, um estudante de 24 anos de Maceió, e Kai, um professor introvertido e filho de imigrantes chineses que mora vizinho a Léo. “O título trabalha tanto um sentido literal, já que eles dois literalmente são vizinhos que compartilham o muro, quanto um sentido mais metafórico, já que a dinâmica da história é a tentativa de Léo de ultrapassar essa barreira que Kai construiu ao redor de si e que impede que as pessoas consigam tocar seu coração”, contextualiza a professora.

A narrativa aborda temas de representatividade, aceitação e identidade, trazendo um olhar sobre as culturas brasileira e chinesa. A história também mergulha na cultura local de Maceió, onde o romance é ambientado, com referências a músicas, festas juninas, além de mitos e tradições orientais, como a lenda da deusa Chang’e, poemas de Li Bai, os Analectos Confúcio e outras perspectivas culturais.

Na trama, Léo descobre que sua gata Mila costuma visitar Kai, e acompanha, de forma mais ética ou não, as interações entre eles através de câmeras instaladas na coleira da gata. A partir dessas ações, Léo começa a refletir sobre seus sentimentos e a se aproximar de Kai, num processo de autodescoberta e questionamento de sua orientação sexual. A narrativa é enriquecida pela perspectiva de Mila, a gata, no epílogo, que ressignifica a história sob uma narrativa mitológica chinesa.

Para votar em Priscila e ajudar seu livro a ganhar o concurso e ampliar a discussão sobre diversidade e representatividade na literatura brasileira, basta acessar o TikTok no endereço TikTok Livros do Futuro. A votação termina neste sábado (11).