Servidores da Ufal compartilham experiências sobre Carta de Serviços
Instituição será destaque em evento nacional promovido pela Ouvidoria-Geral da União ao apresentar sua Carta de Serviços eletrônica e os avanços na transparência pública
- Atualizado em
Os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jouber de Lima Lessa e Renata Gomes, irão expor o modelo de sucesso da Carta de Serviços da instituição durante um seminário on-line (webinar) nacional promovido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), eta semana, 22 e 23. O evento tem como objetivo fortalecer a gestão pública orientada ao cidadão, reunindo representantes de diferentes instituições públicas para debater práticas e estratégias voltadas à melhoria do atendimento e da transparência.
Sob o tema ‘Carta de serviços: caminhos e boas práticas para elaboração e atualização’, a participação dos servidores está programada para esta quarta-feira (22), junto com representantes do Ibama. Na ocasião, compartilharão suas experiências na construção e atualização de suas Cartas de Serviços, consideradas modelos nacionais.
"É um orgulho a gente poder participar, estar presente e falar um pouco da experiência da Ufal, contribuir com o serviço público. Estamos montando uma apresentação que possa ajudar outros setores da iniciativa pública a seguir também caminhos semelhantes. E esperamos também aprender com os outros, interagindo e contribuindo para o nosso crescimento”, afirmou Jouber, que atua na Coordenadoria de Planejamento e Avaliação da Informação da Ufal.
O evento é direcionado a servidores e colaboradores de ouvidorias integrantes do SisOuv (Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal) e da Renouv (Rede Nacional de Ouvidorias), lideranças ou membros de colegiados responsáveis pela Carta de Serviços de seu órgão, além de gestores dos serviços de atendimento ao usuário que constam, ou devam constar, da Carta de Serviços no âmbito do Poder Executivo Federal. Para mais informações, clique aqui.
Reconhecimento
O convite para a participação da Ufal no evento partiu da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou a Carta de Serviços da Universidade como referência entre os órgãos federais. Se destacando por ser totalmente eletrônica, o que facilita sua atualização contínua e o acesso pelas comunidades interna e externa, ela foi considerada modelo de transparência e eficiência na prestação de informações sobre os serviços ofertados pela Universidade.
“Em 2016, eu fui responsável pela implantação da Carta de Serviços da Ufal, um projeto realizado a partir do meu mestrado. Apresentei à gestão central, que abraçou a proposta, e, junto com outras equipes, conseguimos montar e implantar a Carta de Serviços no plano de 120 dias da nova gestão. Trabalhamos o ano de 2016 e, em 2017, com apoio do NTI [Núcleo de Tecnologia da Informação], conseguimos transformar o modelo em eletrônico, o que facilitou a atualização das informações e o acesso por parte dos cidadãos”, explicou Renata, que hoje atua na Administração da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal.
Ela reforça que, pelo fato de a Carta de Serviços focar no cidadão – contemplando servidores, estudantes e sociedade em geral - seu acesso é bastante democrático, o que auxilia na integração entre universidade e sociedade, além de ser moderna, já que os serviços são divididos em categorias de fácil acesso. Isso chamou a atenção da CGU, como um modelo a ser seguido.
“Recebi o convite porque a CGU está fazendo uma campanha para atualização de todas as cartas de serviço dos órgãos federais. A responsável pela área de transparência considerou a da Ufal um modelo interessante. A expectativa é participar do webinar e compartilhar a experiência da instituição, tanto da implantação quanto da manutenção da carta, e os resultados que ela trouxe nesses últimos anos”, finalizou Renata.
A Carta de Serviços da Ufal pode ser acessada neste link.