Ufal lança o edital para seleção de Projetos de Monitoria 2026
Com maior número de bolsas disponíveis, iniciativa busca projetos para melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação
Está aberto até o dia 12 de novembro o prazo para submeter projetos para o Programa de Monitoria 2026 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O edital, elaborado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pela Comissão de Monitoria, composta por docentes representantes das unidades acadêmicas, aumentou de 300 para 350 o número de bolsas de R$ 700,00 (setecentos reais).
A participação na seleção é exclusiva para docentes do quadro permanente da Ufal, que poderão inscrever seus projetos na condição de coordenadores. Cada docente pode enviar até três propostas, respeitando a cota de bolsas disponibilizadas por unidade acadêmica. Essas bolsas serão distribuídas para os projetos aprovados do Campus A.C. Simões (213), Campus Arapiraca (81), Campus do Sertão (33) e Ceca (23). Cada projeto poderá contemplar até três bolsistas.
Para participar, os docentes interessados devem cadastrar suas propostas obrigatoriamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preenchendo o formulário eletrônico disponível na plataforma, na seção “Projetos de Monitoria/Apoio à Qualidade de Ensino”. A comissão de monitoria vai realizar a análise e julgamento dos projetos atribuindo notas de acordo com critérios sobre formação, inovação e viabilidade.
“O produto resultado do projeto pode assumir variados formatos, tais como: materiais didáticos e instrucionais, aplicativos, metodologias inovadoras, elaboração de produtos midiáticos, softwares, propostas de intervenção clínica, projetos de aplicação técnica, protocolo experimental, produção artística, artigo acadêmico, dentre outros aplicáveis aos objetivos da monitoria”, destaca o edital sobre as propostas submetidas.
O resultado final será divulgado no dia 28 de novembro e de acordo com o calendário do edital, os coordenadores dos projetos classificados com nota igual ou maior que 7,0 vão convocar os monitores a partir de 23 de fevereiro de 2026 para iniciar as atividades em março.
Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui.