Ufal marca presença no maior evento de Neuropsicologia do país

Professora e estudantes do Instituto de Psicologia participarão de evento nacional que integra pesquisa, ensino e prática científica

Por Ryan Charles - estudante de Jornalismo
- Atualizado em

A professora Janaína Gaia e estudantes do Instituto de Psicologia (Ip) representarão a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na 15ª Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Este que é o maior evento do segmento no país e acontece, de forma presencial, entre os dias 26 e 28 de novembro, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O evento reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para fortalecer conexões científicas e promover trocas de experiências, integrando ciência e prática. A programação inclui minicursos, simpósios, conferências, casos clínicos, apresentação de pôsteres e mesas-redondas com convidados nacionais e internacionais que tratam das atualizações dos estudos de neuropsicologia e neurociências.

Janaína participa da reunião na lista de profissionais que irão compor a programação do evento com estudos essenciais para a área. “Vou apresentar dois trabalhos: um caso clínico, que será uma atividade em módulo temático junto com outras colegas. Nesse módulo, vamos debater sobre crianças com diagnósticos distintos, como câncer e anemia falciforme, e as relações entre essas condições e a aprendizagem, especialmente a aprendizagem matemática. Discutiremos como determinadas doenças podem gerar prejuízos específicos nos processos cognitivos”, explicou.

Participação dos estudantes

Além da professora, nove estudantes da Ufal participarão da reunião: Alessa Amorim, Cibelle Gaspar, Kariny Santos e Victória Oliveira do 4º período; Antônio Neto do 5ª período; Ana Moura, Isabelle Cerqueira, Maria Porfírio e Mirla Costa do 7º período. Parte desses alunos integra a equipe de laboratórios da Ufal, como o de Neuropsicologia, coordenado pelo professor Raner Póvoa, e o de Avaliação Psicológica (LAPAP), coordenado pelo professor Leogildo Freire.

Durante o evento, estudantes atuarão tanto na divulgação quanto na monitoria. A docente afirma que, além do aprendizado técnico, a reunião vai ampliar horizontes acadêmicos dos discentes, ajudando a pensar em projetos de mestrado e doutorado, e entender o quanto a neuropsicologia tem crescido no Brasil. “Para eles, essa é uma grande oportunidade de troca entre estudantes e profissionais de todo o país. É um espaço para ouvir especialistas experientes, conhecer pesquisas de diferentes instituições, com diversos tipos de investimento e enfoques, e perceber novas possibilidades de atuação e pesquisa”, conta Gaia.

Janaína relembra que sua trajetória é um exemplo de como a participação no evento pode ser proveitosa. “Muitos desses profissionais são autores que os alunos estudam em sala de aula. Então, encontrá-los pessoalmente é uma experiência incrível. Eu mesma vivi isso no IBNeC, anos atrás, quando conheci o professor Vitor Razi, da Universidade Federal de Minas Gerais [UFM]. Essa conversa acabou me levando a fazer parte do laboratório dele durante o doutorado. Então, acredito que vivências como essa podem abrir portas semelhantes para nossos alunos”, conclui.