Crianças recebem diplomas após etapa de atividades lúdicas do projeto ABC Motor

Pesquisa tem como foco estimular o desenvolvimento motor infantil; formatura simbólica foi no CapTV e reuniu estudantes e docentes do Iefe

Por Thâmara Gonzaga - jornalista (Fotos: Renner Boldrino)
Projeto ABC Motor, além de divertir, tem como foco estimular o desenvolvimento da competência motora infantil
Projeto ABC Motor, além de divertir, tem como foco estimular o desenvolvimento da competência motora infantil

O ano de 2025 foi repleto de atividades lúdicas com circuitos, pião, chimbra, aviãozinho, amerelinha, heróis e jogos de faz de conta no Colégio de Aplicação Telma Vitória (CapTV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Brincadeiras realizadas com as crianças da unidade, por meio do projeto de pesquisa ABC Motor, e que, além de divertir, tiveram o foco de estimular o desenvolvimento da competência motora infantil. Tudo realizado no ritmo delas e com respeito às suas especificidades.

Os pequenos participaram com entusiasmo de cada ação proposta. E tanto engajamento foi reconhecido com  um “diploma de participação”, entregue durante uma formatura simbólica, realizada na manhã dessa quinta-feira (13). Após a ‘diplomação’, a turma visitou o gabinete da Reitoria e a sala do Conselho Superior (Consuni) para celebrar o momento. O evento reuniu as equipes do CapTV e da pesquisa, marcando a etapa de intervenção do projeto.

“Nós só temos a agradecer por essa parceria maravilhosa. Foi um ganho enorme para as nossas crianças ter um trabalho tão qualificado, proveitoso e com resultado tão satisfatório como esse que foi realizado pela professora Chrystiane e toda a equipe. Agradecemos muito pela dedicação”, ressaltou a diretora do CapTV, Surama Angélica.

As atividades do ABC Motor foram iniciadas em 2024, com a fase de entrevistas das famílias e avaliação,  sob a coordenação de  Chrystiane Toscano, professora do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe). A pesquisadora já é conhecida da comunidade escolar do colégio em razão das diversas iniciativas realizadas na unidade, a exemplo de pesquisas e cursos voltados para as famílias e a equipe profissional.

“Foram meses de atenção a todas as crianças, trabalhando na perspectiva daquelas que atenderam os marcos de desenvolvimento previstos, mas também na perspectiva da inclusão, de favorecer aquelas que precisavam de um ambiente que fosse melhor explorado para promover o seu desenvolvimento motor. Independentemente de qualquer coisa, são crianças que têm todo o direito legítimo de brincar e de vivenciar tudo com seus coleguinhas”,  destacou Toscano.

Ao longo do ano de 2025, cerca de 30 estudantes do Iefe se distribuíram no planejamento, na realização de intervenções organizadas e estruturadas que contemplaram todas as crianças. “Hoje, estamos fazendo a formatura de cada ciclo, do maternal até o segundo período, celebrando os marcos alcançados pelas crianças dentro da  previsibilidade do que se espera delas em cada uma das etapas da educação infantil”, detalhou a coordenadora.

Chrystiane lembra que o diploma entregue “confere o título” muito importante para a fase da infância: “É para atestar que a criança está apta para pular, arremessar e brincar”. Atividades motoras básicas, mas que vêm sendo prejudicadas pelo excesso de tela e sendentarismo. “É preciso pensar a infância como uma fase muito importante desse desenvolvimento de habilidades manuais, locomotoras e de estabilização, que são os equilíbrios”, defendeu.

Importância do movimento desde a infância

Professor Filipe Souza, vice-diretor do Iefe, prestigiou o evento e salientou a importância da iniciativa de um projeto de atividade física voltado para o desenvolvimento motor das crianças, uma vez que, atualmente, não há a obrigatoriedade de a escola ter um professor de educação física na educação infantil. “A gente que é da área entende a necessidade de se ter uma intervenção profissional, principalmente, no cenário da sociedade de hoje marcada pelo aumento do sedentarismo em crianças e do tempo de tela”, argumentou.

Para Souza, intervenções como as proporcionadas pelo projeto ABC Motor, que começam dentro da escola, são importantes e precisam ser estimuladas, consolidadas, pois privilegiam atividades apropriadas para cada idade.  “Ter uma disciplina de Jogos e Brincadeiras, instalada pela professora Chrystiane, dentro da Universidade, é de fundamental importância para que sirva de vitrine. Na verdade, esse trabalho que está sendo feito aqui, como essas crianças estão se desenvolvendo com alegria, com animação, dentro de atividades que são apropriadas para a idade delas, é muito importante. Um projeto como esse é fundamental, pois também promove a formação dos futuros profissionais da educação física”, afirmou.

Ao defender a presença do educador físico no ambiente escolar, em um trabalho coordenado com as famílias, o docente apontou que o profissional proporciona o estímulo ao movimento que não se limita à escola, mas que também pode ser repassado para os familiares, a fim de que possam ter estratégias apropriadas e conseguir diminuir o tempo de tela da criança.

Mariana da Silva Santos, estudante do curso de licenciatura em Educação Física, atuou durante as interveções e, assim como falado pelo professor Filipe, percebeu a diferença que faz ter um profissional guiando as atividades de movimento. 

Diferente dos colegas de turma,  ela conta que já tinha tido outras experiências no ensino para crianças, pois já teve um projeto de balé, e destacou o papel do profissional de educação física para mediar as açõs. “É muito importante ter um educador físico no acompanhamento, orientando as brincadeiras, porque é brincando que elas aprendem, que elas se desenvolvem. Na infância, brincadeira é coisa séria”, afirmou.

A aluna ainda ressaltou que a experiência foi muito valiosa para sua formação profissional. “Foi muito interessante ver o desenvolvimento das crianças e o desenvolvimento da gente também no lugar de professor, porque a maioria não estava acostumada de estar nesse lugar. Então, foi muito importante ver como a gente se desenvolvia e também o desenvolvimento de cada criança, avançando nas atividades proporcionadas”, disse.

Para o ano de 2026

As atividades do ABC Motor continuam no CapTV.  As famílias receberão dados sobre a participação das crianças durante as ações de intervenção realizadas em 2025. Conforme  Chrystiane, haverá uma reunião no começo do ano letivo de 2026. Ela salienta a importância da continuidade do projeto em razão das especificidades de cada fase da infância.

“O ciclo de desenvolvimento não é matemático como a gente pensa. É muito mais fácil ver uma competência adquirida em uma criança da turma do maternal do que em uma criança do primeiro ano, porque, às vezes, é bem sutil o avanço da criança do primeiro ano. Por isso, a gente faz os marcos dentro das escalas de desenvolvimento para saber o que pode ser corrigido no ambiente, qual é a organização que precisa fazer para que essa criança ganhe na educação infantil todas essas possibilidades e riquezas de habilidades motoras”, conclui a coordenadora.