Professor é nomeado para coordenar comissão do Conselho de Psicologia
Com vasta carreira na educação e na psicologia, Anderson Menezes foi nomeado como coordenador da Comissão de Saúde Mental do CRP de Alagoas
- Atualizado em
O professor Anderson Menezes, do Instituto de Psicologia (IP) e do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi nomeado coordenador da Comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). A designação representa o reconhecimento da trajetória acadêmica e profissional do docente, marcada pela atuação nas áreas de educação, saúde mental e direitos humanos.
Com experiência em pesquisas nas Unidades de Acolhimento de Maceió, no sistema prisional e no sistema socioeducativo, o professor Anderson também coordena, na Universidade, a área de Direitos Humanos e Segurança Pública, além das Escolas de Conselhos, iniciativa voltada à formação de conselheiros tutelares e de direitos no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“A indicação do professor Anderson se deu em reconhecimento à sua atuação relevante na docência, nas pesquisas e nas publicações científicas que abordam temáticas essenciais da psicologia e da saúde mental. Sua experiência e sensibilidade no trato com públicos historicamente marginalizados representam um importante avanço para o debate e as práticas no âmbito do Conselho”, pontuou Manoel Carvalho, presidente do CRP/15.
A presença do docente à frente da Comissão simboliza o fortalecimento da parceria entre o CRP-15 e a Ufal, ampliando o diálogo entre a academia e o exercício profissional da Psicologia. A nomeação reafirma o compromisso coletivo com a promoção da saúde mental, a equidade social e a defesa dos direitos humanos em Alagoas.
Atuando há mais de 15 anos na Ufal, Anderson recebeu o convite com alegria. “Sinto-me feliz pelo reconhecimento da minha trajetória feita pelo CRP-15 e agradeço aos colegas pela confiança em mim depositada. Como professor, educador e psicólogo, vejo que a urgência da temática e as dores contemporâneas pedem um cuidado e atenção muito especial, e me sinto preparado para trabalhar sobre o tema e abordá-lo com a relevância que ele merece”, contou.
Sobre a comissão
A Comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Psicologia da 15ª região é uma comissão temática composta por psicólogas e psicólogos que desenvolvem práticas, pesquisas e ações voltadas ao campo da saúde mental, contribuindo com o fortalecimento técnico, científico e ético da profissão.
Tema em voga e em constante debate, a saúde mental é fundamental para compreender e enfrentar os múltiplos fatores que afetam o bem-estar psicológico dos indivíduos e das comunidades. Essa discussão amplia o olhar sobre os determinantes sociais, culturais e econômicos que influenciam o sofrimento psíquico, permitindo que profissionais e pesquisadores desenvolvam práticas mais éticas, inclusivas e eficazes.