Professora da Ufal participa de lançamento do 2º Ciclo do Projeto Diálogos, em Brasília
Daiane Pias Machado apresentou um modelo alternativo de gestão de desempenho
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve representada pela professora Daiane Pias Machado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), no lançamento do 2º Ciclo do Projeto Diálogos. A iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) conta com a parceria do Lemann Foundation Programme e da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford.
No encontro, realizado no dia 18 de novembro, a docente apresentou os resultados do estudo “Avaliação de desempenho no pós-gerencialismo: uma proposta orientada para a geração de valor público”, desenvolvido em co-autoria com Isabela de Jesus da Silva, servidora da Enap, no âmbito do Programa Cátedras da instituição.
O estudo propõe um modelo alternativo de gestão do desempenho, que desloca o foco da cobrança individual para a produção coletiva de valor público. A pesquisa já está em uso como base para discussões no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e servirá de referência para a formulação de novas diretrizes sobre avaliação de desempenho no setor público federal.
“Discutimos a geração de valor público como eixo central da avaliação de desempenho no setor público, destacando a importância de analisar o resultado efetivamente produzido pela ação governamental para o desenvolvimento social. Essa perspectiva convida a uma reflexão mais estratégica: a organização está gerando valor público? Os esforços estão alinhados à missão social? Estamos produzindo impactos capazes de transformar a realidade?”, afirmou a professora Daiane durante o evento.
A pesquisadora também ressaltou que o modelo proposto é aplicável a outras organizações públicas, uma vez que utiliza o Public Value Scorecard (PVS), ferramenta que possibilita ao gestor ter uma visão clara do processo de criação de valor público. “O estudo que apresentei foi resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Edital Cátedras/2024-Enap e auxiliará o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na elaboração da diretriz para gerenciamento de performance no setor público federal, para a qual fui convidada a participar da equipe de formulação dessa importante política”, completou.
O seminário também contou com a presença do secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Júnior, autor de um dos estudos que embasaram o debate, e do diretor de Altos Estudos da Enap, Alexandre Gomide, que destacou a relevância da agenda de inovação e gestão pública.