ProLeei inicia ações presenciais para professores da Educação Infantil
Evento de abertura reuniu equipes, apresentou diretrizes gerais do programa para 2025-2026 e reforçou o compromisso coletivo com a Educação Infantil em Alagoas
- Atualizado em
O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLeei Alagoas), coordenado por docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou o primeiro encontro presencial no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió, no último dia 19 de novembro. O evento marcou a abertura oficial das ações presenciais do programa no estado, reunindo formadoras estaduais, e formadores regionais e municipais de todas as regiões de Alagoas.
O encontro teve caráter institucional e de abertura, buscando acolher as equipes, apresentar diretrizes gerais do programa e reforçar o compromisso coletivo com a Educação Infantil no estado. A programação contou com atividade cultural de abertura, palestra, além de um momento de debate sobre práticas de leitura, escrita, oralidade na Educação Infantil e sobre o direito à formação profissional dos professores da Educação Infantil em Alagoas.
Em nome da equipe organizadora, a coordenadora do programa, professora Adriana Cavalcanti, ressaltou que iniciar este ciclo com um encontro presencial de integração é fundamental. “Precisamos garantir o direito à formação profissional dos professores da Educação Infantil no estado e ampliar os saberes teóricos sobre tópicos relativos ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita, a leitura e a oralidade na Educação Infantil, respeitando as crianças e as suas infâncias”, destacou.
Mais sobre o programa
O ProLeei integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) realizada em parceria com universidades públicas, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), parceria que vem fortalecendo o regime de colaboração no estado no âmbito do CNCA.
Em Alagoas, as ações são executadas pela Ufal, apoiadas pela Fundepes, com foco no fortalecimento do trabalho de leitura e escrita na Educação Infantil e na qualificação das práticas pedagógicas desenvolvidas nas redes municipais de Educação.
A abertura contou ainda com a participação de autoridades da educação no estado, representantes de instituições parceiras, como a Undime Alagoas e a Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (Seduc), articuladores Renalfa, membros da coordenação estadual do programa e da direção do Centro de Educação (Cedu) da Ufal.