Servidores conquistam título em campeonato de futebol em Murici
Grupo reúne servidores de várias áreas e fortalece vínculos e incentiva hábitos saudáveis por meio do futebol
- Atualizado em
O grupo de futebol dos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi o grande campeão do Campeonato Municipal dos Profissionais de Educação, realizado em Murici (AL). O torneio, ocorrido no último domingo (23), reuniu equipes de futebol do município e teve como convidada a equipe da Universidade, em um dia de integração, lazer e valorização dos profissionais da educação.
A conquista foi celebrada pelos participantes, técnicos e professores de diversas áreas de atuação com o objetivo em comum de contribuir com um ambiente de trabalho saudável por meio do futebol, aperfeiçoando as relações inter-setoriais, e promovendo o bem-estar físico e mental do servidor.
“A equipe de futebol surgiu a partir do projeto do professor Eriberto Lessa [do Instituto de Educação Física e Esportes], iniciado em 2019, chamado “ou vai ou racha futebol”, que agregava servidoras, servidores e agregados. Com a pandemia, esse grupo foi pausado, e com a finalização do projeto, como continuamos a ter interesse no esporte, na manutenção do grupo, decidimos regularizar e nos tornamos a equipe oficial da Universidade, já participando de alguns torneios”, contou o professor Davi Lima, do Instituto de Matemática (IM).
Os treinos ocorrem todas as quintas-feiras, às 17h30, no campo de futebol do Campus A.C. Simões, com algumas atividades também aos sábados pela manhã: “Apesar das dificuldades, como a pouca iluminação, o que acaba esvaziando um pouco, permanecemos juntos porque é uma atividade boa, auxilia no condicionamento físico, saúde e interação”, conta Bruno César, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
Os servidores destacam a importância de se manter dentro do local de trabalho um ambiente de incentivo à prática esportiva: “Praticar essa atividade física aqui dentro da universidade, que é nosso local de trabalho, fazendo novos amigos de várias outras unidades que eu não conhecia até então, melhorar o condicionamento físico é muito interessante”, contou Cledson Calaça, técnico do Instituto de Física (IF)
Os futebolistas também ressaltam a importância de se ter um grupo feminino no esporte, “entretanto, precisamos de alguma professora ou servidora disposta a comandar o time feminino, e nos colocamos à disposição para auxiliar em qualquer demanda ou dúvida”, destacou o técnico Evertton de Lima, do NTI.
Os participantes reforçam ainda o convite para que os servidores interessados, dos três campi da Universidade, que desejarem participar dos treinos e das competições, entrem em contato através do e-mail davi.santos@im.ufal.br com cópia para ufaloficialfutebol@gmail.com, informando no título FUTEBOL UFAL. Também se colocam à disposição para projetos de extensão que desejem trabalhar no incentivo ao esporte, alimentação e saúde.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram @ufaloficialfutebol.