Professor da Ufal recebe homenagem por projeto de inovação social no Vergel

Medalha de Mérito do Cooperativismo será concedida ao docente Leonardo Leal pela Câmara Municipal de Maceió, em sessão no dia 5 de dezembro, às 14h

Por Diana Monteiro - jornalista
Medalha de Mérito do Cooperativismo será concedida ao docente Leonardo Leal pela Câmara Municipal de Maceió, em sessão no dia 5 de dezembro, às 14h
Medalha de Mérito do Cooperativismo será concedida ao docente Leonardo Leal pela Câmara Municipal de Maceió, em sessão no dia 5 de dezembro, às 14h

A Câmara Municipal de Maceió (CNM), entrega nesta sexta-feira (5), a partir das 14h, a Medalha de Mérito do Cooperativismo ao professor Leonardo Leal, do curso de Administração Pública do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A honraria reconhece o impacto social do Projeto Banco Comunitário Laguna e Moeda Social Sururote, desenvolvido no bairro do Vergel do Lago em parceria com o Instituto Mandaver. Fundado em 2018, o Instituto é uma organização de base comunitária dedicada à transformação social das favelas às margens da Lagoa Mundaú.

Além do Mandaver, o projeto contou com parcerias do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs) do A Gente Transforma e da comunidade local. A execução do trabalho recebeu financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do IABS e também contou com bolsas de extensão concedidas pela Ufal, o que possibilitou a participação de estudantes na execução das atividades.

Em execução desde 2019, a iniciativa tem por objetivo criar instrumentos de finanças solidárias, fomentar a constituição de uma rede local de produção e serviços e fortalecer o consumo comunitário, com ênfase na principal atividade econômica do território: o extrativismo do sururu na Lagoa Mundaú. O projeto articula organização econômica a soluções para desafios ambientais e socioeconômicos enfrentados pela comunidade.

O trabalho, realizado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites/Ufal), possibilitou que famílias de pescadores e marisqueiras tivessem acesso a serviços de finanças solidárias por meio da criação do Banco Comunitário Laguna e da moeda social Sururote, essas iniciativas pioneiras em Alagoas e com amplo reconhecimento regional.

“Buscamos enfrentar um problema socioeconômico e socioambiental, ampliando oportunidades de trabalho e renda para as famílias do Vergel do Lago. Trata-se de uma comunidade submetida a intensas vulnerabilidades, cuja subsistência depende majoritariamente do sururu”, afirmou o professor Leonardo, que é doutor em Ciência Política e ministra no Campus Arapiraca as disciplinas Políticas Públicas e Participação Social.

Leonardo Leal, que também é coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ação em Inovação Democrática (Lapid) da Ufal e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites), da Ufal, destaca que uma das frentes de inovação social foi o aproveitamento das cascas de sururu na produção de cobogós para o setor de design e arquitetura, gerando renda e reduzindo impactos ambientais. A produção é feita por uma empresa social organizada em parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs) e a comunidade local.

A concessão da Medalha de Mérito do Cooperativismo foi proposta pela vereadora Teca Nelma (PT) e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal. A cerimônia de outorga acontecerá na sede do Legislativo Municipal, na Rua Sá & Albuquerque, no bairro de Jaraguá.

“Receber esta medalha é o reconhecimento público de um trabalho coletivo, construído com a comunidade do Vergel do Lago, as organizações parceiras e a universidade. É uma honra que reafirma a importância da pesquisa e da extensão universitária como instrumentos de transformação social”, declarou o professor. Ele aproveita para complementar: “Iniciativas como esta evidenciam o papel da universidade pública ao conectar conhecimento acadêmico à realidade das comunidades, gerando desenvolvimento, fortalecendo vínculos comunitários e oferecendo respostas inovadoras a desafios históricos”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável