Andifes discute fim da lista tríplice para reitores com presidente da Câmara
Diretoria da entidade também tratou do orçamento das universidades federais
- Atualizado em 21/02/2025 15h59

A diretoria da Andifes se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar do Projeto de Lei 2699/2011, que extingue a lista tríplice para nomeação de reitores. Se for aprovado, será respeitado o nome do escolhido nas instituições. Outro ponto de pauta discutido no encontro foi o orçamento das universidades federais.
O presidente da Andifes, José Daniel Melo Diniz, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), solicitou que o recurso que impede a tramitação da proposta seja pautado no plenário da Câmara. Ele ressaltou que a mudança garantirá mais estabilidade à gestão e respeito à autonomia universitária. “É essencial que os escolhidos assumam, independentemente do contexto político. A não nomeação do primeiro colocado causa grande desgaste na administração das universidades”, afirmou.
Hugo Motta reconheceu a importância do tema e se comprometeu a levar a proposta ao Colégio de Líderes para discussão.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Andifes, Sandra Goulart Almeida, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a reitora Terezinha Domiciano, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a secretária-executiva da Associação, Lívia Leite.