Colégio de Aplicação Telma Vitória reinicia atividades nesta segunda (17)
Nos últimos dias, equipe participou da Semana Pedagógica, onde pôde alinhar os planejamentos para as ações de 2025

O Colégio de Aplicação Telma Vitória Ufal (CApTV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) dará início às suas atividades pedagógicas nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, mas as atividades internas tiveram início desde a última semana com a participação da equipe na Semana Pedagógica. O objetivo foi ampliar a capacitação da equipe e o alinhamento com a gestão, identificando as forças, as fraquezas, as oportunidades e os desafios enfrentados no dia a dia, com a perspectiva de um planejamento cuidadoso e a reflexão sobre uma comunicação ainda mais estratégica com seus públicos.
O ano de 2025 chegou repleto de conquistas e o CApTV celebra essa etapa da sua história com muita alegria. As mudanças implantadas, são sem sombra de dúvidas, um marco muito importante para a instituição, que tem como foco o crescimento contínuo, expandindo suas práticas pedagógicas e fortalecendo sua parceria com a comunidade, tornando-se responsável diretamente na formação das crianças que fazem parte do Colégio.
Mas não para por aí, toda a equipe está engajada com as mudanças implantadas, comemorando inclusive, a chegada das cinco novas servidoras que irão compor o quadro de professoras do Colégio. A chegada dessas profissionais representa não só o fortalecimento do time, mas também uma renovação de energias e ideias que somadas, irá enriquecer o ambiente escolar com novos saberes e experiências, ferramentas fundamentais para um ambiente mais acolhedor, colaborativo e inovador para as crianças.
É nessa perspectiva que a atual coordenadora pedagógica, Raquel Alves Sobrinho (uma das professoras aprovadas no último concurso), ressalta a importância da união da equipe, das famílias e das crianças. “De portas abertas e com o coração cheio de afeto, nós, do CApTV, estamos muito felizes em iniciar este novo ano letivo de 2025. Pensamos em cada detalhe para acolher as crianças e suas famílias, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante”, contou a coordenadora.
“Neste momento especial, as famílias terão a oportunidade de conhecer os professores de seus filhos e filhas. Os docentes apresentarão suas propostas pedagógicas, que tem as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes de todo o processo educativo. Aqui, cuidar e educar caminham juntos, garantindo uma prática pedagógica que valorizem os direitos de aprendizagem, conforme preconiza a BNCC (2017)”, acrescentou Raquel ao falar sobre as ações que serão implantadas em 20205.
A docente do CapTV, Idnelma Rocha, compartilha da mesma reflexão e revela que está muito feliz com o retorno às atividades, ter as crianças de volta ao Colégio após esse período de descanso é maravilhoso. “A expectativa é bastante positiva, estou muito feliz de estar retornando e animada para receber nossas crianças, estou com saudade! Estamos preparando tudo com muito carinho como sempre e ansiosa para que segunda chegue logo e a gente se encontre para termos um ano inovador, cheio de atividades e brincadeiras”, acrescentou.
A diretora em exercício, Surama Angelica Silva, transmite entusiasmo com o ano de 2025 e ressalta a importância do acolhimento e parceria entre famílias e colégio: "Estamos ansiosos para reencontrar as crianças e seus familiares e dar as boas-vindas à nossa comunidade escolar, pois este ano estamos repletos de novidades. Temos a chegada de novos profissionais, com a ampliação para o ensino fundamental, a entrega no novo prédio entre outros! Tudo isso, fruto de um trabalho árduo e integrado”, disse.
E completa: "O início de um novo ano é sempre um momento de renovação, de novas oportunidades e de novos desafios.Temos certeza de que juntos construiremos um ano letivo de muito aprendizado, de muito crescimento e de muitas conquistas. Agradecemos a confiança de todos em nossa instituição e reafirmamos o nosso compromisso de oferecer um trabalho de qualidade, que prepare as nossas crianças/estudantes para o futuro".