HU é pioneiro no uso de ferramentas para prestação de contas

Implantação do módulo faturamento no AGHUX permitirá mais eficiência no envio do faturamento à rede Ebserh

Por Ascom Ufal
- Atualizado em 28/02/2025 20h12

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é o primeiro hospital vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a enviar toda a produção de faturamento do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), referente ao mês de janeiro, por meio do módulo de faturamento do sistema AGHUX. O feito representa avanço na gestão hospitalar, otimiza processos e garante maior eficiência na prestação de contas dos serviços de saúde.

Antes da implementação do faturamento eletrônico no AGHUX, era necessário um alto quantitativo de pessoal para realizar conferências e ajustes, o que aumentava a possibilidade de erros e retrabalho. Agora, por meio de um esforço conjunto, informações ambulatoriais sobre consultas, exames e pequenas cirurgias ficam registradas na ferramenta, facilitando a transferência dos dados entre os sistemas da Ebserh e da Secretaria de Saúde.

A Superintendência do Hospital criou um Grupo de Trabalho com diversos setores estratégicos, como a Divisão de Administração e Finanças (DAF), o Setor de Governança e Estratégia (Segov), o Setor de Contratualização e Regulação (STCOR), a Unidade de Gestão de Processamento das Informações Assistenciais (UGPIA), a Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados (USID), o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) e o Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).

De acordo com o chefe do STCOR, Gustavo Barros, o procedimento realizado anteriormente dificultava a prestação de contas ao gestor municipal e comprometia a agilidade dos reembolsos e repasses de recursos. “Com esse módulo, a gente consegue otimizar esforços e tempo da equipe, aumentando a produção, evitando possíveis atrasos, além de cuidar de outras áreas que a gente não conseguia antes”, destacou.

Além disso, a transição para o faturamento eletrônico pelo AGHUX possibilita mais transparência e controle, uma vez que permite maior rastreabilidade das informações e facilidade na prestação de contas, além de economia de recursos financeiros ao evitar inconsistências no faturamento.

De acordo com a chefe do Segov, Inez Carneiro, o trabalho colaborativo possibilitou a execução das atividades, revisão dos processos e o envio da remessa da produção ambulatorial diretamente pelo AGHU: “Isso garantiu maior segurança, eficiência e assertividade na transmissão das informações ao Gestor SUS”, destacou.

“Além de otimizar as atividades, nós temos uma visão hoje muito melhor daquilo que efetivamente produzimos. Quero agradecer o apoio da equipe local e da sede pelo trabalho em conjunto para o desenvolvimento da atividade”, enfatizou o chefe da UGPIA, Sidicley Barros.

Próximos Passos

De acordo com o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), Alexsandro Conceição, o sucesso no envio do faturamento BPA abre caminho para novas implementações, ampliando ainda mais a capacidade de gestão financeira e operacional do hospital. “A expectativa é que, em breve, o HU amplie o faturamento eletrônico para outras despesas, como as Autorizações de Procedimentos de Caráter Eletivo (APACs), trazendo ainda mais eficiência para o setor”, pontuou o gestor.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.