Professoras da Ufal são homenageadas pela Câmara de Vereadores de Maceió
Regina Dulce e Juliana Theodoro participaram de cerimônia de outorga de honrarias

As professoras Regina Dulce Barbosa Lins, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e Juliana Theodoro, do Instituto de Matemática (IM), foram homenageadas em uma solenidade de sessão de outorga de honrarias concedidas pelo legislativo municipal de Maceió. O evento e as homenagens foram uma iniciativa da vereadora Teca Nelma (PT/AL) em alusão ao mês das mulheres.
A cerimônia aconteceu, no início deste mês, na Câmara Municipal de Maceió. A indicação, feita pela vereadora Teca Nelma, ocorreu devido à importância do trabalho das docentes para a cidade, não apenas no campo acadêmico, mas também em diversas ações comunitárias.
Na ocasião, foram entregues as comendas Jarede Viana, Desembargador Mário Guimarães, Professor Élcio de Gusmão Verçosa e Gerônimo Siqueira, bem como o título de cidadã honorária, com o intuito de destacar as trajetórias inspiradoras de cinco mulheres em suas respectivas áreas de atuação.
“Estou muito feliz em dividir esse espaço com vocês. Nessa ocasião, escolhemos cinco mulheres maravilhosas que contribuem para o nosso município e transformam a vida das pessoas. Queremos que essas pessoas sejam conhecidas e sirvam de inspiração. Cada título, cada comenda concedida nesse dia de hoje é o mínimo que esta casa pode fazer pela tamanha relevância dessas mulheres incríveis”, afirmou Teca Nelma na mesa de abertura.
A professora Regina Dulce foi a escolhida para receber a Comenda Professor Élcio de Gusmão Verçosa, uma importante honraria concedida a personalidades que, com dedicação e excelência, contribuem significativamente para a sociedade e o desenvolvimento de Maceió.
A docente ficou conhecida pelo envolvimento com projetos relacionados à democracia e ao desenvolvimento sustentável, especialmente pela atuação na regularização fundiária e aplicação do Estatuto da Cidade.
“O que me emociona é o reconhecimento de uma trajetória de um trabalho árduo que nunca foi individual”, explicou Regina Dulce. “Sou acadêmica, a universidade pública de onde falo é e sempre será o meu local de fala. Entretanto, nunca fiz da minha atuação acadêmica um exercício intramuros. Sempre construí lá dentro, com discentes e docentes, nossa reflexão sobre a cidade brasileira e sobre como construir uma cidade para todos, todas e todes”, complementou.
Juliana Theodoro, por sua vez, foi agraciada com o título de Cidadã Honorária de Maceió, pela liderança do Mulheres nas Ciências, que tem por objetivo ampliar a participação feminina na área de exatas, como engenharias e computação.
“É com grande honra e emoção que recebo este título. Um reconhecimento que me enche de gratidão e responsabilidade. Este momento é, sem dúvidas, a coração de um trabalho coletivo de mulheres e meninas incríveis da Ufal e de uma jornada que visa a promover a inclusão e o empoderamento feminino na ciência”, comentou Juliana em suas redes sociais.