Comitê inicia trabalhos para execução do Programa de Gestão e Desempenho

Na primeira reunião realizada, definiu-se encaminhamentos a fim de viabilizar a realização do programa pelas unidades

Por Ascom Ufal
Comitê é formado por 22 representantes, sendo 11 titulares e 11 suplentes
Comitê é formado por 22 representantes, sendo 11 titulares e 11 suplentes

Os membros do Comitê Institucional de Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (CIA/PGD) da Ufal se reuniram, pela primeira vez, no último dia 20 de março. A reunião contou com a participação do reitor Josealdo Tonholo. O gestor da Ufal destacou a importância do PGD para a Universidade e expôs que o Gabinete Reitoral empreenderá esforços para impulsionar a implantação do programa.

O PGD visa modernizar práticas administrativas, incentivar resultados, melhorar a qualidade de vida dos servidores e promover a sustentabilidade dos serviços. No total, o CIA/PGD reúne 22 representantes, sendo 11 titulares e 11 suplentes, correspondente a cada unidade representada. Uma das primeiras medidas tomadas durante a reunião foi a aprovação, por unanimidade, de José Clebson Silva de Farias para assumir a coordenação dos trabalhos do Comitê. O servidor é representante titular do Campus A.C. Simões e atual diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Ufal. Ficou definido também que a secretaria do CIA será ocupada pela servidora Laila Leandro Vieira da Silva, representante do Campus do Sertão.

Ainda durante o encontro, foram realizados encaminhamentos no sentido de serem adotadas medidas pelos setores competentes a fim de viabilizar a execução do programa pelas unidades, como a disponibilização de capacitação para os participantes.

Responsabilidades do Comitê

O Comitê, cuja criação é prevista no art. 54 da Resolução 151/2024 - Consuni/Ufal, de 26 de novembro de 2024, foi instituído pela Portaria GR 128/2025, de 26 de fevereiro de 2025, que também designou como respectivos membros os representantes das seguintes unidades: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Pró-Reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Comissão Interna de Supervisão (CIS), Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Campus do Sertão, Campus Arapiraca, Campus A. C. Simões, Hospital Universitário (HUPAA) e Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal).

As atribuições do comitê, elencadas no art. Art. 54, consistem em zelar pelo bom e correto funcionamento do Programa de Gestão e Desempenho na Ufal; solicitar relatórios de acompanhamento das entregas às unidades; orientar unidades quanto a adesão, execução e avaliação do PGD; propor ao dirigente de unidade ou subunidade a adesão ao Programa por meio de observação do perfil do setor; articular junto à Progep ações de capacitação e propor eventuais melhorias ou adequações das normas e procedimentos relativos ao Programa no âmbito da Universidade.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.