Professores da Ufal assumem coordenação de grupos de pesquisa da Intercom
Entidade é uma das principais na área de comunicação do Brasil, reunindo pesquisadores e profissionais atuantes no mercado

Três docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, assumiram a coordenação e a vice-coordenação de grupos de pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) na gestão 2025-2027.
Marcelo Robalinho assumiu a função de coordenador do GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente; Anderson Gomes, a coordenação do GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura; Emanuelle Rodrigues, a vice-coordenação do GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional.
Instituição sem fins lucrativos, a Intercom foi fundada há 47 anos e seus grupos de pesquisa são espaços de discussão para produção de conhecimento em comunicação em várias interfaces. Reúnem pesquisadores e profissionais do mercado que estudam questões teóricas ou práticas, já consolidadas ou emergentes e com legitimação científica. Além de funcionarem nas etapas remota e presencial do Congresso Nacional da entidade, o qual ocorre anualmente, os GPs atuam na realização de parcerias, pesquisas em rede, publicações e atividades científicas ao longo do ano.
Para Emanuelle Rodrigues, a participação de pesquisadores e pesquisadoras do Norte-Nordeste, em espaços e posições de liderança historicamente ocupados pelo Sul-Sudeste, tem sido fundamental para a ampliação do horizonte teórico e prático da área. “Fiquei muito feliz com a sugestão do meu nome para a vice-coordenação de um GP tão importante em nossa área como é o da Intercom, com uma vasta trajetória na formação intelectual dos profissionais e acadêmicos de relações públicas. Especialmente, porque poderei representar minha região e o meu curso, lugares que me orgulho muito de pertencer”, afirmou a professora.
Para o triênio, Emanuelle espera poder estimular a participação de novos pesquisadores e pesquisadoras, de modo que seja possível mostrar a diversidade de pesquisas para lidar com uma sociedade cada vez mais complexa.
Robalinho declarou ser “uma grande responsabilidade atuar como coordenador do GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente, considerando que tais áreas adquirem cada vez mais importância na comunicação”.
Ele recorda que sua participação no GP ocorre desde o tempo do mestrado, espaço onde pôde apresentar e discutir suas pesquisas. “Iniciei minha trajetória nos congressos científicos no final do meu mestrado. Desde 2019, eu vinha sendo sondado para assumir a coordenação, mas só agora senti que estava pronto para essa responsabilidade”, afirmou Robalinho.
Ao citar algumas das ações a serem realizadas, o docente informa: “Uma das principais metas é a capilarização do grupo para todos os Congressos Regionais da Intercom e já está sendo posta em prática. Queremos também fortalecer regionalmente as subáreas que compõem o nosso grupo de pesquisa [ciência, saúde e meio ambiente], atraindo estudantes de graduação e, assim, poder formar novos quadros de pesquisadores das três áreas”.
Anderson Gomes, professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal, também destacou a responsabilidade de coordenar o GP. “Estar na coordenação é motivo de orgulho pelas pessoas que me precederam neste tempo, mas também mais uma responsabilidade assumida num subcampo fundamental para entender a contradição economia-cultura a partir da apropriação capitalista de elementos infocomunicacionais e culturais enquanto mercadoria ou para propaganda política”, comentou o docente que já presidiu a União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil) e coordenou um grupo da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic), onde segue como vice-coordenador.
Para saber mais sobre cada um dos três Grupos de Pesquisa, acesse os links abaixo:
Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Relações Públicas e Comunicação Organizacional
