Reitora Ana Dayse Rezende Dorea é Doutora Honoris Causa da Ufal

A cerimônia emocionante foi realizada no auditório da Reitoria, com a presença de reitores honorários, comunidade acadêmica, representantes da sociedade civil, amigos e familiares

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em 04/04/2025 17h17
Reitora Ana Dayse Rezende Dorea é Doutora Honoris Causa da Ufal
Reitora Ana Dayse Rezende Dorea é Doutora Honoris Causa da Ufal

Na tarde da última quarta-feira (2), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou uma solenidade marcante para a outorga do título de Doutora Honoris Causa à professora Ana Dayse Rezende Dorea. O evento reuniu reitores honorários, amigos, familiares e membros da Universidade para celebrar a trajetória e as contribuições da reitora honorária Ana Dayse Dorea para a educação e para o Estado de Alagoas. A cerimônia teve início com a composição da mesa de honra, presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, e integrada por Mário Jorge Jucá, docente da Faculdade de Medicina; Ângela Canuto, diretora da Faculdade de Medicina; Eliane Cavalcanti, vice-reitora; e Delza Gitaí, reitora honorária da Ufal.

Após a abertura oficial, a concessão do título foi formalizada com a leitura do parecer do Conselho Universitário (Consuni), que destacou as razões para a outorga da honraria. Em seguida, a homenageada foi conduzida ao púlpito para a imposição do colar acadêmico e a entrega do diploma de Doutora Honoris Causa, momento que foi acompanhado de aplausos calorosos da plateia.

Estiveram presentes reitores honorários que compartilharam a gestão universitária com a homenageada, incluindo Malvina Tuttman, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Edward Madureira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Amaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e José Fernandes Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Também estiveram presentes os reitores honorários da própria Ufal, Delza Gitai e Eurico Lôbo.

Coube ao professor Mário Jorge Jucá fazer o discurso panegírico, que enaltece as qualidades da pessoa homenageada. O professor destacou a trajetória de Ana Dayse como mulher, mãe, pesquisadora e educadora, além de sua importância na interiorização da universidade em Alagoas. “As mulheres enfrentam desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na educação. Existe um verdadeiro teto de vidro, que limita o avanço profissional das mulheres. Também sofrem com a disparidade salarial e o tempo dedicado por mulheres ao trabalho doméstico. Diante desse contexto, a homenagem ressalta a força, resiliência e impacto transformador da professora Ana Dayse, que, citando Bertolt Brecht, é daquelas que dedicam a vida à luta por mudanças”, declarou Jucá.

A diretora da Famed, Angela Canuto, destacou com emoção e reconhecimento a trajetória inspiradora da homenageada. Canuto relembrou sua experiência como aluna de Ana Dayse, ressaltando sua paixão pelo ensino e seu compromisso com a transformação social. “ Ana Dayse promoveu avanços significativos, como a criação do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), um marco na assistência a pacientes com câncer. Apesar dos desafios enfrentados, Ana Dayse manteve-se firme em suas convicções, demonstrando coragem e dedicação ao bem comum. Ao conceder o título, a universidade não apenas celebra suas contribuições, mas reafirma a importância de lideranças visionárias e comprometidas com a justiça social”, ressaltou. 

Durante seu discurso, o reitor Josealdo Tonholo destacou a importância de Ana Dayse para a universidade e para Alagoas. "Hoje é um dia muito especial para a Universidade Federal de Alagoas e para todo o Estado. Outorgamos este título a uma personalidade que transformou a educação e impactou a vida de muitos jovens alagoanos", declarou Tonholo

A vice-reitora Eliane Cavalcanti também ressaltou a trajetória de Ana Dayse, destacando sua força e dedicação: "Ela é uma mulher forte, que sempre lutou por uma educação inclusiva e acessível. Sua gestão foi marcada pela interiorização do ensino superior, levando à Ufal a diversas regiões do estado e dando esperança a milhares de jovens", relembrou Eliane.

Em seu emocionado discurso de agradecimento, Ana Dayse fez uma reflexão sobre sua trajetória e o significado do título. "O que fiz para merecer essa honraria? A Ufal foi determinante para minha formação profissional e pessoal. Cheguei aqui ainda jovem e percorri um caminho repleto de desafios e conquistas. Como reitora, pude lutar por uma universidade pública inclusiva e voltada para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado."

Ana Dayse também destacou seu papel na expansão da Ufal, levando o ensino superior para o interior do Estado. "A interiorização foi um projeto que abracei com toda a minha dedicação, pois acreditava que o acesso à educação superior mudaria realidades. Hoje, vejo com orgulho o impacto dessa iniciativa", declarou a homenageada.

A solenidade foi marcada por momentos de reconhecimento e homenagem, reforçando a importância de Ana Dayse para a história da Ufal e para a educação em Alagoas. A reitora honorária da Unirio, Malvina Tuttman, expressou sua imensa alegria por estar na Ufal e homenagear Ana Dayse, a quem descreveu como uma reitora exemplar e uma defensora incansável da educação. “Tenho uma admiração profissional que rapidamente se transformou em uma amizade para a vida inteira. Ana Dayse não é importante apenas para Alagoas, mas para todo o Brasil”, disse Tuttman.

Após os discursos, a cerimônia foi encerrada com os cumprimentos à homenageada.

Para ver mais fotos do evento, acesse o link.

Leia mais sobre a trajetória de Ana Dayse Dorea aqui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.