Técnico do ICBS recebe comenda por atuação na pandemia da covid-19
Anderson Brandão foi homenageado com comenda Hélvio Auto por sua ação exemplar durante crise sanitária
- Atualizado em 23/04/2025 19h58

O servidor Anderson Brandão Leite, lotado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) como técnico em laboratório em Biologia, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Alagoas com a comenda Hélvio Auto. A solenidade, ele e outros nove profissionais da saúde foram homenageados por sua atuação durante a pandemia de covid-19.
A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que foi secretário de Saúde de Alagoas durante o período mais crítico da pandemia. Na ocasião, além de Ayres, compuseram a mesa o ex-deputado federal José Thomaz Nonô, e o reitor Henrique Costa, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
Para Anderson, a homenagem se configura como o reconhecimento do trabalho coletivo de trabalhadores da saúde que se uniram no propósito de salvar vidas e evitar uma situação ainda mais trágica com relação à pandemia no estado. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alagoas se destacou mundialmente no enfrentamento à doença, tendo o menor índice de mortes pela covid-19 no Brasil.
“Nos orgulha muito o reconhecimento do trabalho de um grupo que se tornou um grupo de excelência por saber ouvir a população e por saber repassar para quem, de fato, comandava a pasta tudo aquilo que seria necessário para que se salvassem as vidas”, afirmou Anderson.
Durante a solenidade, Anderson relembrou o convite para a gerência do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen) e os desafios que vieram com a nomeação. “Eu sou fruto da Universidade Federal de Alagoas e hoje sou funcionário da Ufal, cedido para, a partir daquele momento para coordenar os trabalhos do Lacen. Saí da Universidade cheio de dúvidas, cheio de receios, e encontrei um grupo assim como eu, mas que se complementava. A gente conseguiu, trabalhando juntos, cada um com sua expertise, dando tudo o que tinha para dar, atingir o objetivo final de salvar vidas”, avaliou.
Para ele, mais que homenagens, o trabalho realizado durante a pandemia rendeu mudanças positivas na estruturação da saúde do Estado. Dentre elas, ele destaca a valorização da Vigilância em Saúde.
“Hoje a gente observa que o estado de Alagoas ficou com um legado não apenas material, de hospitais e laboratórios mais equipados, mas também de expertise. Não apenas nos especializamos, mas conseguimos fazer também com que toda a população de Alagoas tivesse uma saúde muito mais preparada para enfrentar qualquer tipo de emergência”, finalizou.
Sobre o homenageado
Anderson Brandão é graduado em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado pela Ufal, especialista em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti, do Recife, e em Vigilância à Saúde, pela Ufal, além de mestre em Ciências da Saúde também pela Ufal.
Durante a pandemia, Anderson foi nomeado gerente do Lacen e passou a integrar o Grupo Técnico (GT) da Sala de Situação da Covid-19.