Ufal implanta modelo de contratação de startups por meio do Catalisa Gov

Trabalho pretende resolver problemas institucionais e está sendo acompanhado com consultoria do Sebrae Alagoas

Por Manuella Soares - jornalista

Identificar problemas e gerar novas soluções. Um olhar criterioso para a gestão pública é a expectativa do resultado que o projeto Catalisa Gov vai trazer para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Essa consultoria foi disponibilizada pelo Sebrae para auxiliar os gestores da Ufal na identificação de problemas que precisam ser resolvidos utilizando soluções oferecidas com empresas de inovação.

 “O objetivo é contratar inovação para a Ufal, contratar startups, ou seja, outras soluções inovadoras para problemas críticos que não são facilmente resolvidos pelas contratações convencionais”, explicou Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

O projeto do Sebrae está em fase de implantação e já foram realizadas algumas reuniões com a equipe da Proginst para criar um Plano de Trabalho que vai nortear a Ufal para utilizar esse novo modelo de contratação. A Universidade é a primeira no Brasil a participar do Catalisa Gov para combinar a resolução de problemas institucionais com o cumprimento do papel social de estímulo à pesquisa e inovação.

“Esse tipo de contratação é totalmente inovador. É muito recente na administração pública, e a consultoria vai permitir que a gente tenha segurança jurídica, segurança processual para poder executar. A nossa expectativa é que a gente consiga solucionar problemas críticos, problemas nevrálgicos da Universidade, contratar startups, contratar inovação para resolver de maneira assertiva e, com isso, contribuir também com o desenvolvimento regional das startups”, reforçou Lima.

Plano de trabalho

A partir da consultoria do Catalisa Gov, será criado um comitê de inovação na Ufal para mapear os principais problemas institucionais e iniciar o plano de trabalho firmado com o acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e a Ufal. Serão 16 meses de acompanhamento para a divulgação do primeiro edital para contratação de soluções inovadoras que vão melhorar os serviços e processos públicos de responsabilidade da Universidade.

Entre os resultados esperados estão o aumento de impactos positivos da atuação da Ufal junto à sociedade e a geração de oportunidades de negócios a pequenas empresas inovadoras e aos seus ecossistemas locais de inovação.

A expectativa é que após identificados os desafios públicos prioritários, a consultoria levante as possibilidades de solução e defina a forma de contratação aplicável por meio de edital. Para isso, a Ufal será orientada na estruturação de um processo seletivo das startups que oferecem os seus serviços demonstrando potencial de eficácia para as necessidades da instituição.

O Catalisa Gov continua o trabalho junto à Ufal no momento de fechar os acordos de testes funcionais, aprimoramento, desenvolvimento e acompanhamento da solução, visando à validação da efetividade das soluções selecionadas. A consultoria finaliza após a celebração de contrato de fornecimento das soluções validadas.

O projeto é uma inovação muito importante para a gestão das compras e serviços necessários para bom funcionamento da oferta de serviços para a comunidade Ufal. Assim, a participação na consultoria é muita desafiadora, pois exige pensar uma forma diferente de se realizar a gestão sendo ao mesmo tempo muito inovadora”, avaliou a professora Ana Milani, que colabora com o projeto.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.