Professora e egressos da Ufal colaboram com projeto de educação ambiental

A iniciativa conecta os estudantes com o conhecimento científico e a realidade local de Alagoas

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em 28/05/2025 14h44
A professora Rochana Campos com os egressos da Ufal, Erick Phelipe e Nicoli Albuquerque. Foto: Semarh-AL
A professora Rochana Campos com os egressos da Ufal, Erick Phelipe e Nicoli Albuquerque. Foto: Semarh-AL

Um material didático atual e contextualizado à realidade da região. O ensino sobre o meio ambiente nas escolas municipais de Maragogi ganhou uma dose de pertencimento com a ajuda de mais de 50 especialistas técnicos na área, entre eles, a professora Rochana Campos, do Centro de Tecnologia da Ufal, além de estudantes e egressos da Universidade.

O projeto Conectando Saberes lançou módulos educacionais para atender os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município para aplicar na disciplina de Educação Ambiental e Turismo, que faz parte do currículo das escolas de Maragogi. Rochana destaca que a ideia promove uma conexão entre o conhecimento científico, a realidade local e a formação cidadã dos alunos que terão acesso ao material.

“É uma proposta pioneira. Porque esses módulos falam de ecossistemas locais, manguezal, mudanças climáticas. A minha participação no projeto foi a parte introdutória, onde eu situei Maragogi com relação ao Brasil, no Nordeste do Brasil, com relação a Alagoas, litoral norte-alagoano, sua população, os seus limites geográficos e os seus temas que serão comentados nesses módulos”, comentou a professora da Ufal.

O coordenador de Educação Ambiental do município, Erick Phelipe, explica que a iniciativa partiu da necessidade de organizar uma ementa multidisciplinar para atender às exigências da Base Nacional Comum Curricular, que orienta sobre a educação ambiental nas escolas a partir de disciplinas como Ciências da Natureza, Geografia e História. Erick exemplifica que quando o material vem de fora, os conteúdos abordados utilizam tópicos relacionados a temas centrais, mas que geralmente não têm contexto com o que os estudantes de Alagoas vivem.

“Os módulos [do projeto] não são aqueles livros que vêm lá do Sudeste. São livros que falam sobre a realidade do município. Então, se eles vão estudar sobre o ecossistema manguezal, todos os manguezais que eles vão ouvir falar nos módulos são os dos municípios do estado de Alagoas, próximos da realidade deles. Porque o lema do projeto é, além de formar, pertencer. Então, a gente informa para que gere o sentimento de pertença do aluno para com os ecossistemas naturais de sua região”, reforçou Erick, que também é egresso da Ufal.

Conteúdo técnico de qualidade

O lançamento dos módulos educacionais do projeto Conectando Saberes ocorreu neste mês de maio, no auditório da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) e contou com a colaboração conjunta das secretarias municipais de Educação, Cultura, Meio Ambiente, Turismo e Agricultura.

 A engenheira ambiental Nicoli Albuquerque, egressa da Ufal, ministrou uma capacitação para 18 professores de Educação Ambiental do município e está entre os colaboradores técnicos do projeto. Já a bibliotecária pela Ufal, Taciana Sousa, foi a responsável pela ficha catalográfica de cada um dos módulos desenvolvidos.

Para a elaboração dos conteúdos pedagógicos, mestres, doutores e pós-doutores das ciências ambientais contribuíram, como geólogos, geógrafos, biólogos, engenheiros ambiental e civil, turismólogos e especialistas em governança e gestão ambiental. Todos os profissionais levaram seus conhecimentos de formação em universidades como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Ouro Preto (Afop) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Cerca de 2.150 estudantes estão recebendo esses primeiros módulos no município de Maragogi, no formato digital. A iniciativa está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pretende ampliar o protagonismo dos jovens na construção de um futuro mais consciente e responsável.

“É um material padronizado, mas é um conhecimento local, uma valorização cultural, ecossistêmica, que impulsiona a responsabilidade socioambiental”, finalizou Erick.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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