Proginst publica IN com calendário para execução do inventário 2025 da Ufal
Todas as etapas do processo devem ser concluídas até 31 de julho
- Atualizado em 23/05/2025 15h04

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) publica Instrução Normativa IN 02/2025, que institui e regulamenta o calendário de execução do inventário da Universidade Federal de Alagoas de 2025. Todos os setores, unidades acadêmicas e campi fora de sede, cadastradas no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg), devem concluir todo o processo até 31 de julho.
A iniciativa pretende atualizar a carga patrimonial da instituição e atender às recomendações legais da auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). Por isso, pró-reitorias, unidades acadêmicas e administrativas, bem como campi fora de sede e suas unidades educacionais, além dos órgãos de apoio acadêmico, administrativo e de assessoramento devem observar as disposições dos artigos 61 a 73 da Portaria 1.846/2017-GR para fazer o inventário. Em caso de dúvida, basta acessar o Manual de Levantamento Patrimonial, disponível aqui.
O processo de inventário será feito de acordo com as ações previstas e seus respectivos prazos. A primeira etapa será para levantamento e atualização patrimonial por todos os setores que compõem a Universidade, com prazo previsto para ser concluída em 6 de junho. Devem ser informados, em planilha correspondente ou atualizando a já existente, o número de tombamento ou, na ausência deste, o número de série, quando cabível; especificação; e estado de conservação.
A segunda etapa será a inclusão dos patrimônios no Sipac, a partir de 9 de junho até 31 de julho. Os responsáveis por essa tarefa poderão apenas atualizar as informações na relação já existente.
A Gerência de Almoxarifado e Patrimônio (GAP) disponibilizará na aba “Gestão do Conhecimento”, do portal da Ufal, os modelos de planilha necessários à execução das etapas 1 e 2. A GAP alerta que durante a execução do inventário, não deve haver deslocamento dos bens entre setores, mesmo que estes sejam de uma mesma unidade.
A IN também adverte que os locais de cada unidade que ainda não enviaram a lista referente aos inventários de anos anteriores, 2023 e 2024, devem concluir o trabalho antes de executar a etapa de 2025. Outra novidade da IN deste ano é que, após o levantamento r finalização dos trabalhos, as unidades –cada sala, cada local– devem colocar na porta a lista dos bens com os patrimônios que estão ali dentro.
Os bens adquiridos via projeto de pesquisa, por meio de alguma instituição de fomento, como Fapeal, CNPQ e Fundepes, caso não estejam identificados com plaqueta da Ufal, deverão ser anotados em uma planilha à parte para que sejam cadastrados posteriormente.
Lembrando que todos os gestores devem ficar atentos para o cumprimento dos prazos estipulados na IN, de forma a mobilizar e acompanhar o trabalho de suas respectivas equipes. Em caso de dúvidas, a GAP está à disposição.
