Comunidade da Ufal já pode avaliar atividades do semestre letivo 2024.2

Dados são importantes para definir estratégias de melhorias

Por Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), já disponibilizou os questionários de avaliação das atividades acadêmicas e administrativas referentes ao semestre 2024.2. Estudantes, professores e técnicos-administrativos podem responder o instrumento de autoavaliação na página inicial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até o dia 11 de julho.

A autoavaliação institucional permite que a Ufal identifique pontos fortes e fracos para implementar melhorias contínuas. Os questionários fornecem dados importantes para o planejamento estratégico da Universidade. E com base nos resultados, a Universidade pode traçar metas e objetivos que estejam alinhados com suas necessidades e expectativas futuras, para atender seus alunos e a comunidade.

A coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Daiane Machado, destaca que a autoavaliação institucional é um processo essencial para toda instituição de ensino superior que busca aprimorar suas práticas e garantir a qualidade dos serviços.

“No caso da Universidade Federal de Alagoas, esse processo assume uma importância ainda maior, dada a sua missão de oferecer educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional”, disse Daiane.

Os dados coletados na autoavaliação serão tratados por meio de tecnologias da informação e disponibilizados de forma estratificada por curso, unidade acadêmica, campus e para a instituição de forma agregada. Poderão ser utilizados pelos gestores de unidades, coordenadores e colegiados de cursos para tomada de decisão estratégica e nos processos de avaliação junto ao Ministério da Educação.

“As informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins institucionais e os resultados serão divulgados garantindo o sigilo da identidade dos respondentes”, reforça a comissão.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por docentes, técnicos e discentes da Universidade, além de representantes da sociedade civil organizada, que atuam na área de educação, e tem por finalidades elaborar e desenvolver, junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores, uma proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Ufal.

A CPA também tem como objetivos a articulação de procedimentos de construção, implantação e implementação da autoavaliação, em conjunto com as Comissões de Autoavaliação (CAAs) que estão nas unidades acadêmicas ou nos campi; e estimular a melhoria da qualidade educativa a partir da otimização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que reforçam a tríade da Universidade.

Quem quiser saber mais detalhes pode entrar em contato por meio do e-mail cpa@reitoria.ufal.br.