Cultura alagoana de máscaras e teatro de animação foi apresentada na UFRGS
Professor do curso de Teatro da Ufal participou de debates e ministrou oficina de máscaras populares
- Atualizado em 26/06/2025 16h59

O professor Ivanildo Piccoli, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal, participou do 7º Encontro Poéticas do Inanimado, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento foi promovido pela Faculdade de Educação e teve como tema Animando sonhos: o que pode o teatro de animação?.
O encontro acontece anualmente e reuniu pesquisadores de todo o Brasil envolvidos com a temática do Teatro de Animação e seus desdobramentos. De acordo com Piccoli, objetivo é fortalecer artistas e professores da área, compartilhando saberes e pesquisas.
O docente da Ufal faz parte do grupo de pesquisa que organiza o evento, liderado pelos professores Wagner Cintra (Unesp-SP) e Mário Piragibe (UFU-MG), agregando outras 16 universidades do país com seus representantes presentes nas atividades. A edição deste ano também contou com o apoio do Projeto de Extensão Universitária Mili Micro Nano Pico, da Faculdade de Educação, coordenado pela professora Rossana Della Costa.
Além de colaborar na organização, Ivanildo Piccoli foi convidado para a palestra intitulada Máscaras e Caretas de Alagoas e do Nordeste, que fez parte da mesa Pedagogia das máscaras - Diálogos e desdobramentos. A atividade ainda contou com a participação dos professores Fábio Cuelli (PR), Inês Marocco (RS) e Cláudia Sachs (RS), com mediação do professor Ismael Scheffler (PR).
Na oportunidade, o docente compartilhou sua experiência de 13 anos de ensino da disciplina Pedagogia das Máscaras e das diversas extensões em máscaras que já realizou na Ufal, entre elas o projeto Máscaras e Caretas de Alagoas, há dois anos consecutivos de pesquisa cadastrado no Sigaa e que também fez parte do edital Vivências Artísticas 2023/2024. Um dos frutos do projeto foi a primeira versão de uma exposição e palestra com o intercâmbio da professora mexicana Blanca Reys, realizada este ano.
Já durante o 7º Encontro Poéticas do Inanimado, Piccoli também fez uma comunicação oral na mesa Entre criações e pedagogias no teatro de animação, com o título Disciplina teatro de animação: Quais escolhas?, onde relatou sobre a experiência na disciplina na licenciatura de Teatro, as opções de trabalhar com os estilos de teatro de manipulação direta, teatro de sombras, lambe-lambe e mamulengos. A atividade teve participação do Mestre Dário (do Mamulengo Sururu) e da Ritoca Mamulengueira de Maceió.
Na programação do encontro, o professor da Ufal ainda ministrou a Oficina de Máscaras Populares, no Centro Cultural da UFRGS e compartilhou um pouco da vivência: “Os alunos do Departamento de Arte Dramática e participantes externos da universidade ‘brincaram’ comigo durante o período com as máscaras alagoanas, pude apresentar as máscaras do Mané do Rosário [de Poxim], Farricocos do Fogaréu de Marechal Deodoro, Bobos dos Carnavais e caretas da malhação de judas esparramados pelo Estado, Nega da Costa de Quebrangulo, La Ursa de carnaval e do Bumba Meu Boi, cabeções e gigantes do carnaval e demais festividades alagoanas e, por fim, Bobo Gaiato de Tatuamunha. Cerca de 35 participantes agora já podem dizer que conhecem um pouco da cultura alagoana das máscaras e caretas!”