HU recebe projeto musical e de contação de histórias para pacientes

O "Histórias e cantorias na Pediatria" aconteceu com apoio do grupo Anjos do HU, no parque infantil do Ambulatório Pediátrico

Por Ascom HU
- Atualizado em 03/07/2025 14h24
HU recebe projeto musical e de contação de histórias para pacientes da Pediatria
HU recebe projeto musical e de contação de histórias para pacientes da Pediatria

Os corredores do setor de Pediatria do Hospital Universitário (HU) da Ufal foram tomados por canções e contações de histórias no último dia 13 de junho. Explorando o poder transformador da palavra, a artista e educadora Vera Marinho, com apoio do grupo Anjos do HU, levou ao hospital o projeto "Histórias e cantorias na Pediatria", alegrando os usuários do setor. 

Com o objetivo de espalhar afeto, despertar criatividade e proporcionar interações que transbordam as paredes do HU, o “Histórias e cantorias na Pediatria” transforma o ambiente hospitalar em um espaço de novas possibilidades às crianças internadas. A proposta encabeçada por Isabel Calheiros, bibliotecária da unidade e integrante do grupo Anjos do Hu, foi contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas (Secult-AL) e do Ministério da Cultura. 

Ela [Vera] entrou em contato comigo, perguntando se poderia trazer a iniciativa para o HU e a gente abraçou a ideia, porque ela é bem bacana e conheço o trabalho de Vera”, relembra Isabel, que não esconde o entusiasmo e elogios ao trabalho realizado no parque infantil do Ambulatório Pediátrico.

“Foi um momento muito lindo, muito impactante, as crianças foram muito participativas. Vera conseguiu prender a atenção delas na história, nas brincadeiras, ela usou muita música também, teve a participação de intérprete de libras. Foi um momento bem bacana”, completa. 

Anjos do HU

O "Histórias e cantorias na Pediatria" aconteceu com apoio do grupo Anjos do HU, que é um projeto de extensão iniciado em 2015 no hospital. “A iniciativa promove contações de histórias como implemento da humanização da assistência hospitalar e é composto por estudantes do ensino superior da rede pública e privada de Maceió, sob a coordenação de profissionais de enfermagem, biblioteconomia, psicologia e terapia ocupacional, o que caracteriza o projeto como multidisciplinar”, destaca Isabel Calheiros. 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.