Professora da Ufal é finalista de prêmio nacional com obra infantil
A votação popular online vai até 6 de julho no site do Prêmio Erê Dendê
- Atualizado em 03/07/2025 14h24

A professora Andrea Giordanna, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil Erê Dendê, com a obra Arapuca de Ventos. O título integra uma coleção de quatro livros de literatura infantil escritos pela docente, que já foram lançados, e tem mais um que será apresentado este ano na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), todos com base em suas pesquisas acadêmicas, abordando questões afro-brasileiras, gênero e meio-ambiente.
A votação popular está aberta até o dia 6 de julho e o público pode participar escolhendo a obra que mais se destacou pela narrativa, representatividade ou identificação com vivências afrocentradas. Cada pessoa pode votar apenas uma vez. O resultado será divulgado no dia 15 de julho, no site e redes sociais do prêmio.
Arapuca de Ventos tem sido vivenciada por professoras e alunos em salas de aula de Maceió. Segundo Andrea Giordanna, a obra vem ganhando espaço nas escolas por meio do interesse espontâneo de educadores, que adquiriram o livro em eventos da Secretaria de Educação ou diretamente com a autora pelas redes sociais. “Não há fins lucrativos. Eu vendo pelo valor de produção e envio pelos correios. Muitos professores têm trabalhado com o livro em sala, o que me deixa extremamente feliz”, afirma.
A trajetória da autora com a escrita infantil começou ainda no contexto de dois projetos de Extensão, executados entre 2016 e 2019, sendo um deles intitulado A História do Negro Recontada na Escola, posteriormente ampliado para incluir também os povos indígenas. “Naquele período, comecei a escrever, mas sem publicar. Agora, essas histórias estão vindo à tona e sendo compartilhadas com o público e educadores”, relata.
O projeto, executado entre 2016 e 2017, na Ufal, teve como objetivo orientar a atuação político-profissional dos futuros docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História da Ufal, contribuindo com a abordagem de conteúdos e com a construção de práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes oficiais, como os Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).
Já o Prêmio Erê Dendê é uma iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), que valoriza a produção literária afrocentrada voltada para o público infantojuvenil. A premiação visa fortalecer a representação de identidades negras nas narrativas destinadas à infância e juventude, ampliando espaços de visibilidade e reconhecimento dessas histórias.
Acesse aqui para conhecer as obras finalistas e votar em Arapuca de Ventos