Professora Marília Goulart é homenageada com prêmio pela SBQ

A honraria destaca trabalho de mulheres para a Química

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em 04/07/2025 19h27
Professora Marília Goulart é homenageada com prêmio concedido pela SBQ
Professora Marília Goulart é homenageada com prêmio concedido pela SBQ

Representação e inspiração. A professora Marília Fonseca Goulart, do Instituto de Química da Universidade Federal de Alagoas (IQB) da Ufal, recebeu o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Química durante a 48ª Reunião Anual da SBQ (RASBQ), neste mês de junho, em Campinas (SP).

O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho de mulheres que se destacam no desenvolvimento da Química no país e/ou no fortalecimento da SBQ, e é concedido bianualmente. “Para mim foi uma honra imensa, porque esse prêmio representa o valor da mulher na ciência, na SBQ e também como alavanca, como escada para promover a ascensão de outras mulheres”, comentou Marília.

Ela falou sobre o orgulho de formar mulheres que também se tornaram referência nas suas áreas de atuação: “Eu fico muito feliz nesse sentido. Já formei muitas mulheres, e muitas delas exercem um papel de relevância, tanto na formação de recursos humanos, como também na pesquisa em várias áreas. A gente abre portas, abre as janelas para que elas não temam o que vem lá fora. Dar asas para as mulheres alcançarem o que elas têm condições de alcançar e que falta só uma mão para fazer a escalada”

 A homenagem ocorreu durante a abertura do encontro que é o maior evento científico em Química da América Latina e um dos maiores no Brasil, reunindo cerca de 2,5 mil pessoas. O tema da edição desse ano foi Emergências Climáticas? A Química Age e Reage, com participantes inscritos de 19 países diferentes e de 25 estados, das 27 unidades federativas.

A professora da Ufal homenageada é doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutora por duas instituições: Queen Mary College, na Inglaterra, e Instituto de Química Orgânica de Münster, na Alemanha. Este ano, ela tomou posse no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como uma das sete representantes da comunidade acadêmica do Brasil.

Marília já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o Prêmio Jovem Cientista em 1984, na categoria graduados, pelo seu trabalho com Produtos Naturais. Em 2011, foi agraciada com o Prêmio Marie Curie, também concedido pela SBQ e o 4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas, oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS da sigla em inglês), em conjunto com a SBQ

Com uma destacada carreira ao longo de 50 anos dedicados à eletroquímica, a docente da Ufal foi condecorada com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2023.  

Outras homenagens da SBQ

Além de Marília Goulart, a pesquisadora Ana Paula de Carvalho Teixeira (UFMG) também foi agraciada com o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani. Durante da 48ª Reunião Anual, a SQP concedeu as seguintes honrarias para reconhecer e incentivar o trabalho de cientistas da química brasileira:

Medalha Simão Matias, Prêmio Hans Viertler, Medalha JBCS, Prêmio Química Nova para Jovens Autores, Prêmio Revista Virtual de Química, e o Prêmio PubliSBQ Angelo da Cunha Pinto.

Prestes a completar 50 anos, a SBQ, idealizadora e realizadora do evento, foi recentemente agraciada com a Insígnia da Ordem do Rio Branco, a mais alta honraria do Ministério de Relações Exteriores. A instituição é uma das mais importantes sociedades científicas brasileiras, com grande inserção na comunidade internacional.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.