Recesso acadêmico e feriados: veja como fica a Ufal a partir deste mês de junho
As atividades acadêmicas nos quatro campi da Ufal devem retornar no dia 7 de julho
- Atualizado em

Uma Instrução Normativa publicada em conjunto com o Gabinete Reitoral e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) estabelece o horário de funcionamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante o recesso acadêmico, que vai começar no próximo dia 16 de junho.
De acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Consuni, o semestre letivo 2025.1 começa em 7 de julho, mas alguns feriados juninos estão previstos nesse intervalo e também influenciam no funcionamento dos campi.
O documento orienta aos Órgãos de Apoio, Unidades Acadêmicas e campi fora de sede que a Ufal deve funcionar das 8h às 16h durante todo o recesso de alunos e professores, considerando, entre outros fatores, a redução do consumo de energia elétrica na Administração Pública federal.
Esse horário vale, inclusive, para a Biblioteca Central, a partir do dia 16. Já o Restaurante Universitário deve seguir fornecendo as refeições para os residentes que permanecerem no campus. Apenas a Faculdade de Medicina (Famed) e as unidades que necessitem obrigatoriamente desenvolver atividades em laboratórios, no horário padrão da Ufal, ficam fora do cumprimento da IN.
Feriados e pontos facultativos
A Instrução Normativa também prevê como fica o funcionamento da Ufal durante o período de 19 a 24 de junho, quando haverá dois feriados religiosos nacionais: Corpus Christi e Dia de São João, respectivamente.
Ficou estabelecido que a sexta-feira (20) será ponto facultativo para os servidores, conforme a Portaria MGI nº 9.783/2024. E na segunda-feira (23), que antecede o feriado de São João, as atividades podem ser realizadas de forma remota. De acordo com o documento, as chefias imediatas vão definir sobre a manutenção dos serviços considerados essenciais e que, por sua natureza, não podem ser paralisados ou interrompidos.
As orientações da IN não se aplicam aos servidores e empregados públicos em atividades nas áreas de segurança, saúde ou essenciais da Ufal e do Hospital Universitário.
Calendário Acadêmico
Algumas datas importantes são previstas mesmo durante o recesso acadêmico, como é o caso do período estabelecido para o Calendário de Matrícula do semestre letivo 2025.1, que será de 11 de junho a 1° de julho. Os estudantes devem solicitar a matrícula de 11 a 13 de julho e as coordenações têm mais alguns dias para análise e ajustes nas vagas das turmas ofertadas.
O prazo para as coordenações enviarem ao DRCA os resultados de Matricula Especial vai de 16 a 20 de junho. E a primeira semana logo após o início do novo semestre letivo, de 7 a 11 de julho, é dedicada aos ajustes de matrícula, como trancamento em componente curricular ou suspensão de programa no sistema acadêmico.