Saúde mental em ambiente de trabalho é tema da nova campanha da CQVT para servidores
Projeto prevê ações ao longo de todo o ano com temáticas variadas
- Atualizado em 12/06/2025 14h22

Uma iniciativa encabeçada em 2020, durante o período de isolamento em razão da pandemia de Covid-19 deu origem ao projeto QVT em Rede, uma campanha da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e Subsistema Integrado a Atenção a Saúde do Servidor (Siass), vinculadas à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), que visa articular ações de promoção à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho de uma campanha contínua e interativa.
De acordo com a coordenadora Thayse Justino, a equipe sentiu necessidade de manter um canal de diálogo e acolhimento com os servidores que estavam em trabalho remoto. “A ação foi iniciada simbolicamente no dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em 27 de julho, com o intuito de promover reflexões sobre saúde e segurança no trabalho A proposta também foi trazida pela enfermeira Zélia Lessa, que atua na equipe do Siass, e ganhou corpo com a colaboração de outros profissionais da área de saúde do trabalhador”, esclarece.
Agora a equipe parte para abarcar outras demandas e, pensando nisso, o projeto foi ampliado passando agora para um conjunto de ações estruturadas e integradas, com foco em saúde mental, segurança do trabalho e qualidade de vida.
Novos olhares para a Qualidade de vida no trabalho
De acordo com Thayse Justino, a edição deste ano surge da necessidade de consolidar uma cultura institucional voltada à saúde, bem-estar, segurança e qualidade de vida dos servidores, diante de um cenário de adoecimento psíquico e desafios nas relações interpessoais. “A retomada do projeto busca fortalecer a prevenção em saúde, ampliar a comunicação com os campi fora de sede e reforçar o papel do Siass e da CQVT na promoção da saúde ocupacional”, ressalta.
Com duração prevista para um ano, o projeto prevê ações voltadas para todos os servidores técnico-administrativos e docentes da Ufal, por meio de diferentes canais, com o auxílio da Assessoria de Comunicação (Ascom). A coordenadora da CQVT reforça que o projeto, que tem sido pensado por toda a equipe multiprofissional dos setores da Progep, será realizado por meio de uma rede de disseminação de conteúdos digitais (textos curtos, vídeos, cartazes virtuais e boletins) alinhados a um cronograma temático anual. “Contamos também com apoio de servidores das unidades do interior na articulação local das ações e disseminação do material da campanha”, explica.
Construindo uma cultura de saúde laboral
A coordenadora da CQVTtambém informa que o objetivo do projeto é sensibilizar os servidores sobre a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho, fomentando uma cultura de prevenção e autocuidado. “Nossa intenção é criar espaços permanentes de diálogo, escuta e reflexão sobre saúde mental, segurança e bem-estar no serviço público, com impactos positivos nas condições de trabalho e na saúde física e emocional dos servidores”, finaliza.