Vagas abertas para especialização em Gestão da Escola Pública

Curso gratuito é ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais em oito polos de Alagoas

Por Danielle Cândido – jornalista Ascom Cied
- Atualizado em 27/06/2025 14h09

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições para o curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), ofertado pelo Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São oferecidas 575 vagas distribuídas em oito polos de apoio presencial, com duração de 12 meses e aulas na modalidade a distância, com momentos presenciais obrigatórios.

Os polos de atendimento do curso estão localizados nos municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió (Tabuleiro), Maceió (Poço), Olho d’Água das Flores, Porto Calvo, São José da Laje e São Miguel dos Campos. O público-alvo são diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino que atuam preferencialmente em escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Alagoas. Também há vagas para profissionais da rede municipal e para servidores da Ufal.

Resultado de uma articulação colaborativa entre o Ministério da Educação — por meio da Coordenação-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica —, e a Capes - com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso integra a política pública nacional de fortalecimento da educação básica e tem como objetivo qualificar as equipes diretivas das escolas de Ensino Médio, alinhando os Planos de Gestão escolares às diretrizes do Ministério da Educação e aos Planos de Ação das secretarias de educação. A formação também busca fomentar práticas voltadas à justiça curricular, ao uso eficiente de programas educacionais e à melhoria dos resultados escolares.

Para o coordenador da Cied/Ufal, professor Fernando Pimentel, a oferta do curso representa mais um passo estratégico da Universidade na qualificação dos gestores educacionais do estado. “É uma ação que impacta diretamente a gestão escolar e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes. Estamos oferecendo uma formação conectada aos desafios contemporâneos da escola pública e voltada à construção de soluções a partir da realidade dos territórios”, destacou o docente, lembrando que a UAB na Ufal é líder na elaboração do material do curso, juntamente com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).

O curso será desenvolvido com atividades síncronas e assíncronas em ambiente virtual, além de encontros presenciais nos polos. Os participantes terão acesso a disciplinas com temáticas como planejamento estratégico, coordenação pedagógica, gestão participativa e análise de dados educacionais. O percurso formativo incluirá também a elaboração de um plano de gestão escolar e um memorial de formação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

O prazo para inscrição e envio da documentação vi até o dia 8 de julho próximo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.