Estudo vai avaliar qualidade de vida de docentes e técnicos da Ufal
Interessados em participar da pesquisa devem preencher formulário; objetivo é diagnosticar condições de vida e trabalho na Universidade para subsidiar ações institucionais de cuidado
Atenção, docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)! A Escola de Enfermagem (Eenf) está promovendo uma pesquisa para investigar os principais fatores condicionantes e determinantes que afetam a qualidade de vida no trabalho, identificar possíveis problemas nas unidades acadêmicas e elaborar um ranking das condições de bem-estar entre aqueles que fazem parte do corpo docente e técnico da instituição.
A iniciativa é coordenada pela professora Viviane Lima, que também lidera o Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde Coletiva. Podem participar servidores efetivos, voluntários, substitutos e aposentados de todos os campi da Universidade. Os interessados devem responder o formulário eletrônico disponível neste link, onde também encontram mais informações sobre o estudo que foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Ufal.
A pesquisa surge por causa da escassez de dados sobre o tema, fundamentais para o funcionamento e o desenvolvimento institucional da Ufal. Faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS-3) da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos.
Além do preenchimento das informações e obtenção dos dados necessários para a avaliação, os resultados contribuirão para a formulação, o fortalecimento e a implementação de políticas públicas institucionais voltadas ao cuidado com a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, também vai fomentar ações práticas que promovam melhorias nas condições laborais e incentivem a autorreflexão acerca da qualidade de vida de docentes e técnicos.
A participação dos servidores é fundamental para que o estudo alcance seus objetivos ao identificar possíveis pontos de melhoria, buscando valorizar o profissional no cotidiano da comunidade acadêmica da Ufal.