Grupo da Ufal participa de maior evento de Educação Matemática do Brasil
Equipe do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (Tema) apresentará pesquisas sobre metodologias e tecnologias de ensino

Experiências em prática de ensino, pesquisas e atividades em sala de aula serão apresentadas por membros do Grupo Tecnologias e Educação Matemática (Tema), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante o 15º Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem). O evento acontece na Universidade Federal do Amazonas (UfAM), em Manaus, de 28 de julho a 1º de agosto.
O professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira, líder do Tema, e demais membros do grupo representarão a Ufal no evento. Os trabalhos aprovados abordarão pesquisas e experiências na área de metodologia, formação do professor e prática de ensino em Matemática.
O encontro tem como propósito congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática, como docentes da educação básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da pós-graduação e pesquisadores. O evento é organizado em 17 eixos temáticos que exploram diversas áreas de conhecimento em torno de discussões desse campo de investigação.
O docente da Ufal conta que sempre participa do evento devido a sua relevância para pesquisadores da área. “Temos essa expectativa de buscar discussões na área da Educação Matemática, nos seus múltiplos e complexos temas, tendências da área, metodologias e pesquisas que a constituem. É um evento de pesquisa e de divulgação profissional científica de grande relevância para o Brasil”, afirmou o professor Carloney.
Os trabalhos desenvolvidos pelo Tema Ufal e aprovados foram: Tecnologias digitais em práticas pedagógicas: mapeamento nos anais do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática; Wordwall no ensino de grandezas e medidas no 5º ano do ensino fundamental; A cidade dourada: desvendando segredos matemáticos com frações; Duolingo Matemático na recomposição da aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental; A contação de história como recurso para o ensino de subtração: um relato de experiência de estágio; A utilização da plataforma Roblox como recurso pedagógico para o ensino de cubo, cilindro e esfera; A curva da esperança: Aprova+ um Programa social transformador; Possibilidades e desafios da abordagem Steam no aprendizado de Matemática: um relato de experiência com o Ensino Médio; Narrativas estudantis: aprendizagem interdisciplinar sobre DST e Matemática; e Jogos Digitais e o ensino da adição: um relato de experiência com os anos iniciais.
Sobre o Tema Ufal
Formado em 2018, o grupo se propõe a desenvolver atividades de pesquisa, inovações relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática, além de contribuir para a formação do professor em cenários mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
O foco é integrar a construção de conhecimentos, saberes disciplinares na produção e análise de artefatos educativos, investigativos, desafiadores e contextualizados, procurando promover resultados mais efetivos nas aulas de Matemática.