Programa de Gestão Socioambiental promove reflexão sobre o futuro

Evento reforçou compromisso da Universidade com o meio ambiente e a sociedade

Por Maria Villanova – estudante de jornalismo Fotos: Renner Boldrino (Ascom/Ufal)
- Atualizado em
Evento reforçou compromisso da Universidade com Meio Ambiente e sociedade
Evento reforçou compromisso da Universidade com Meio Ambiente e sociedade

Em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), certificação da Agenda 2030 da ONU, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu o lançamento do Programa de Gestão Ambiental (PGSA), em evento realizado na última terça-feira (22), no Centro de Tecnologia (CTEC) do campus A.C. Simões. Com a presença de autoridades, professores e estudantes, o evento promoveu o fortalecimento de políticas públicas a favor do meio ambiente e do futuro do planeta.

O evento, organizado pela Comissão de Gestão Ambiental do CTEC, com apoio da empresa Orizon (parceira em projetos de sustentabilidade do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), teve ações voltadas para a educação ambiental. Pontos de coleta de resíduos sólidos foram instalados.

Representando a Reitoria, a vice-reitora Eliane Cavalcanti ressaltou a importância do evento para a Universidade e para a construção de uma consciência ambiental: “quando a gente trata o tema de sustentabilidade, a gente tem que inserir nas pessoas conceitos e ações para que ela construa esse caminhar ao longo da vida. Hoje o CTEC está de parabéns em trazer o tema para debate e buscar tratar a aplicabilidade do que ouvimos falar sobre o desenvolvimento do pensamento ecológico”, comentou. 

A escolha do Centro de Tecnologia como ponto de partida se deu em razão de já se trabalhar, em sala de aula e em projetos de pesquisa, as temáticas inerentes ao PGSA. Futuramente, o programa será implementado em outros cursos e em todos os campi da Universidade, iniciativa apoiada e elogiada pelo secretário estadual Gino César: “são projetos como este que mostram a força da união entre o poder público e a academia, no avanço de políticas públicas ambientais em Alagoas”, ressaltou. 

A professora Nélia Callado falou mais sobre a implementação do programa: “Iniciamos com a questão dos resíduos sólidos potencialmente recicláveis, mas  nossa intenção é crescer, não ficar apenas neste ponto, mas abarcar todos os eixos do Plano de Logística Sustentável da Ufal. Temos feito levantamentos de problemáticas ambientais para identificar e atuar, para que de fato possamos construir uma Universidade sustentável”.

Este é um importante passo para a consciência ambiental, na implementação de práticas comprometidas com o futuro da sociedade, além de fortalecer a PLS, instrumento de adoção de ações educativas voltadas para a sustentabilidade, concluiu a professora Karina Solomon, “nós fazemos parte e somos o Meio Ambiente”.