Ufal sedia Fórum Nacional sobre Gestão Contábil, Orçamentária e Financeira
Estiveram reunidos 95 gestores representantes de instituições públicas na Educação Federal
- Atualizado em

O Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças (FONDCF), que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reuniu 95 representantes de instituições públicas de ensino com o objetivo de discutir e aprimorar práticas de gestão contábil, orçamentária e financeira no âmbito da educação pública federal. O encontro contou com participantes de 44 Universidades Federais, três Hospitais Universitários e dois Institutos Federais, reafirmando o compromisso coletivo com a excelência na administração pública.
Durante o evento, temas centrais e atuais foram debatidos por especialistas e representantes de órgãos estratégicos do governo federal, entre eles a Subsecretaria de Planejamento Orçamentário (SPO) do MEC, a Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento (CGPO/Difes) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Secretaria de Inclusão Social e Econômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Entre os assuntos abordados, destacaram-se orçamento da educação, termos de execução descentralizada (TED), avaliação de imóveis públicos, aplicação das normas de custos no setor público, com foco em fundamentos, desafios e boas práticas.
Além das exposições técnicas, o Fórum promoveu painéis temáticos com a apresentação de experiências exitosas de instituições de ensino, abordando práticas sobre Gratificação por Encargos de Cursos e Concursos (GECC), gestão de custos e planejamento orçamentário. As trocas de experiências enriqueceram os debates e contribuíram para a construção de soluções compartilhadas.
“A participação da Universidade Federal de Alagoas no FONDCF reforça o papel estratégico das áreas de contabilidade e finanças nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e destaca a importância do fortalecimento da governança, da transparência e do intercâmbio de boas práticas na administração pública”, avaliou Alan Silva, diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) da Ufal.
