Circularte leva música, dança e cultura para a comunidade no campus da Ufal

Projeto promoveu oficinas, apresentações artísticas e reuniu público de todas as idades em manhã de integração no Centro de Interesse Comunitário

Por Ryan Charles - estudante de Jornalismo (texto e fotos)
- Atualizado em
Oficina de percussão com alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama
Oficina de percussão com alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama

O projeto Circularte promoveu mais um encontro na última quarta-feira (20), no Centro de Interesse Comunitário (CIC), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió. A iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), conta com uma programação cultural diversificada, reunindo várias atrações e público de todas as idades.

A manhã de atividades começou com a oficina do Laboratório de Percussão, ministrada pelo músico William Santos, e contou com a participação dos estudantes do quinto ano da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama, localizada nas imediações da Ufal. Para o professor Luciano Falcão, além de estimular a criatividade dos alunos, o evento também os aproxima da Universidade.

“Situações como essa são muito boas porque tiram a criança daquela rotina de estar sempre fazendo a mesma coisa. O aprendizado assim, prático, com ludicidade, é muito bom. E ainda mais em um ambiente diferente. A sala de aula é apenas um ambiente de estudo, e a gente pode aprender em outros ambientes também, como esse aqui que a gente está”, reforçou o professor.

Além da oficina, a ação também contou com um bazar cultural, exposição e venda de produtos, uma performance artística de dança cigana com o grupo Leshjae Kumpania e o encerramento com o pocket show do cantor Rodrigo San.

Para a servidora da Ufal e produtora do evento, Simone Cavalcante, o objetivo do Circularte é aproximar a população das atividades realizadas na Universidade. “A gente quer que o CIC se torne um lugar de referência de arte e cultura para todos os servidores, estudantes e comunidade em geral. Então, para ter essas trocas, a gente está convidando atrações de fora da universidade para vir para cá e trazendo as produções daqui de dentro também, fomentando esses fluxos de trocas culturais entre o campus e a comunidade externa”, disse.

Toda programação é gratuita, aberta ao público e realizada no CIC Ufal, em Maceió. Quer participar das próximas edições da temporada 2025 do Circularte? Confira as datas e anota na agenda: 3 e 24 de setembro, 8 de outubro, 19 e 26 de novembro e 3 e 17 de dezembro.

Para ficar por dentro da programação, basta acompanhar as redes oficiais da Ufal e da Proexc



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável