Coordenação do Núcleo de Acessibilidade participa de reunião do Conacessi
Professora Adriana Duarte, coordenadora-geral do NAC, mediou mesa-redonda sobre diferenças e práticas de ensino-aprendizagem inclusivas
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou da 2ª reunião regional do Colégio Nacional de Gestores dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi), realizado este mês, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento contou com a presença de diversos gestores e representantes de Instituições Federais de Ensino Superior da região Nordeste, e a Ufal foi representada pela professora Adriana Duarte, coordenadora-geral do Núcleo de Acessibilidade (NAC).
Conforme a docente da Ufal, tais encontros são essenciais para fortalecer as políticas de inclusão e aprimorar as práticas que garantem à comunidade estudantil uma educação de qualidade e acessível. “A Pró-reitoria Estudantil da Ufal segue comprometida com a promoção de um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo e acolhedor para a comunidade universitária”, afirmou.
No evento, Adriana Duarte atuou como mediadora da mesa-redonda A pessoa com deficiência e currículo: o que nos dizem as diretrizes sobre o estudo das diferenças e práticas de ensino-aprendizagem inclusivas?, que contribuiu com importantes discussões sobre a inclusão e a acessibilidade no ensino superior. Na programação também foram discutidos temas como estigma e capacitismo no ensino superior.
O reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, participou da abertura do evento, junto com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas; o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, José Pereira; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Olívia Medeiros Neta; e a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Fernanda Raffin. Os participantes foram recebidos e acolhidos pela professora Maria Aparecida Dias, secretária de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN.
Sobre o Conacessi
O Conacessi é um colegiado com atuação junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e funciona como órgão de assessoramento nas temáticas ligadas à promoção da inclusão e acessibilidade nas universidades federais. É formado por gestores de núcleos de acessibilidade que desempenham a função de coordenar as atividades no âmbito da inclusão de estudantes no ambiente universitário.
A criação desse colégio se deu a partir de uma demanda dos próprios núcleos e representa um espaço colaborativo que facilita a troca de experiências, a identificação de necessidades e a definição de diretrizes, planos de ação e metas. Essas ações visam fortalecer e organizar o trabalho em rede, de modo a garantir a implementação e efetividade das políticas públicas focadas na inclusão e acessibilidade no ensino superior.