Docente da Ufal convida estudantes alagoanos para o Sigma Challenge 2025
Estudantes de 12 a 16 anos podem se inscrever até 15 de agosto
Estudantes alagoanos de 12 a 16 anos, interessados em ciência, tecnologia e inovação, já podem se inscrever no Sigma Challenge 2025, competição internacional voltada às áreas de matemática, física, química, biologia, ciência da computação e linguística.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de agosto, pelo site.
Promovida por professores e pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, a competição é realizada de forma on-line e inclui videoaulas, quizzes, desafios interdisciplinares e entrevistas, proporcionando uma formação científica diferenciada aos jovens participantes.
Educadores que acompanham seus alunos ao longo da competição também serão reconhecidos com certificados e premiações especiais, valorizando o papel dos professores no incentivo à iniciação científica desde cedo.
Próximas etapas
Os estudantes que concluírem a primeira fase do desafio poderão ser selecionados para o Sigma Camp, previsto para acontecer de 10 a 17 de janeiro de 2026, em São Paulo, e conta com a participação do professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que atua como embaixador do Sigma Camp no Brasil.
“O Sigma Camp é um evento que ocorre há anos nos Estados Unidos, reunindo cientistas de universidades como Harvard, MIT [Massachusetts Institute of Technology] e Cornell. No Brasil, estamos replicando essa experiência com atividades presenciais e on-line de alto impacto educacional”, explica o professor Krerley.
Além disso, uma edição inédita do evento no Nordeste está marcada para os dias 21 e 22 de janeiro, em Maceió, que reunirá cerca de 60 pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo 20 cientistas americanos e professores de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a própria Ufal.
“É uma oportunidade excepcional para esses jovens terem a chance de aprender ciências, diretamente, com cientistas. É algo que pode mudar a vida deles”, destaca Krerley Oliveira.
Ele ainda ressaltou que estudantes alagoanos receberão uma oportunidade extra. “No estado de Alagoas, eles também vão concorrer a prêmios na Olimpíada Alagoana de Ciências, uma atividade que é iniciativa da Universidade Federal de Alagoas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação [Secti] e da Fundação de Amparo à Pesquisa [Fapeal], e está tudo dentro do escopo do Sigma Challenge. Então, automaticamente, os estudantes de Alagoas já concorrem na Olimpíada se participarem do Challenge”, conclui o professor.
A participação na Olimpíada levará cinco ganhadores ao Sigma Camp em São Paulo.