Formação docente foi tema de mesa-redonda realizada por grupo de trabalho

Debate propôs uma reflexão com experientes pesquisadores sobre os desafios e enfrentamentos atuais na área da educação

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Mesa-redonda propôs uma reflexão com experientes pesquisadores do campo da formação docente sobre os desafios da carreira do professor.
Mesa-redonda propôs uma reflexão com experientes pesquisadores do campo da formação docente sobre os desafios da carreira do professor.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu esse mês de agosto, a mesa-redonda ‘Pibid: compromisso social e valorização dos profissionais da Educação’, com a participação da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Lucília Augusta Lino; do professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Hélder Eterno da Silveira, sob a mediação da professora do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, Sandra Regina Paz.

O debate sobre a formação de professores ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo Canal da Prograd, e contou com uma audiência ao vivo de cerca de 100 expectadores e já teve, até o momento, mais de 806 acessos.

A professora Lucília Lino e o professor Hélder Silveira apresentaram análises críticas sobre problemas que vêm sendo enfrentados pela educação como um todo e pela formação docente no Brasil, apontando elementos para reflexão, mobilização e resistência de todos os atores do campo educacional para a defesa de uma formação integral de sujeitos críticos e emancipados.

A mesa-redonda integra as ações previstas pelo Projeto Institucional, em desenvolvimento no ciclo 2024-2026, denominado ‘Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: articulações teórico-práticas, diversidade, cultura, ambiente, tecnologia e pesquisa-ação colaborativa na interface escola-universidade’, que tem como finalidade principal incentivar a formação docente no âmbito das licenciaturas, valorizando o magistério, elevando a qualidade da formação inicial de professores, por meio da inter-relação entre educação superior e redes públicas de ensino do estado e municípios alagoanos, por meio de interações com os campi A. C. Simões, em Maceió, Arapiraca e Sertão.

Organizada pelas coordenadoras de área Laíse Soares, Sandra Regina Paz, que também é coordenadora de área do subprojeto de Alfabetização, e Suzana Barrios, a atividade é uma das ações do grupo de trabalho (GT) 3 - O compromisso social e valorização dos profissionais da educação. Esse é um dos sete grupos de trabalho propostos pelo Projeto Institucional do Pibid Ufal, que ainda engloba os seguintes: GT 1 - O direito à educação; GT 2 - A educação integral; GT 4 - A gestão democrática do ensino público; GT 5 - Práticas sociais e cidadania; GT 6 - Respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero e GT 7 - Educação em direitos humanos.

Por meio da temática compromisso social e valorização dos profissionais da educação, o GT 3 propôs uma reflexão com experientes pesquisadores do campo da formação docente sobre os desafios e enfrentamentos atuais para o desenvolvimento de uma educação comprometida com a justiça social, com a dignidade e a valorização do trabalho imprescindível dos seus profissionais.

Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir a esse debate, acesse o  Canal da Prograd da Ufal.

Estímulo e valorização da docência

O Projeto Institucional Pibid, sob a coordenação-geral do professor Adelmo Fernandes de Araújo e coordenação pedagógica dos docentes Francine Santos de Paula e Fábio Boia, conta com diversos subprojetos em todos os cursos de licenciatura da Ufal.

A iniciativa prevê momentos formativos, a partir da organização de grupos de trabalho, articulados pelos coordenadores de área de diferentes Núcleos de Iniciação à Docência.