PINS: novos servidores participam de Programa de Inserção

A recepção aconteceu no auditório do LCCV na manhã desta quarta-feira (6)

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
Reitor Josealdo Tonholo, e pró-reitores Eliane Barbosa, de Graduação; Alexandre Lima, Estudantil; Cezar Nonato, de Extensão e Cultura; e Wellington Pereira, de Gestão de Pessoas
Reitor Josealdo Tonholo, e pró-reitores Eliane Barbosa, de Graduação; Alexandre Lima, Estudantil; Cezar Nonato, de Extensão e Cultura; e Wellington Pereira, de Gestão de Pessoas

Cerca de 75 novos servidores e servidoras, técnico-administrativos e docentes, que entraram na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de seleção em concursos realizados nos últimos meses, participaram do Programa de Inserção de Novo Servidor (Pins), no auditório do LCCV, no Campus A. C. Simões, nesta quarta-feira (6). 

O objetivo do Pins é acolher novos servidores, tanto os que moram no estado como aqueles que se mudaram para cá quando tomaram posse no cargo em que foram aprovados. É o momento de conhecer a estrutura da Ufal e tirar dúvidas sobre o funcionamento. A atividade é coordenada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Gerência de Capacitação.

O evento foi conduzido pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Progep, Viviane Regina Costa Sa. Ela saudou aos presentes e compôs a mesa de abertura, com a participação do reitor Josealdo Tonholo, e dos pró-reitores Eliane Barbosa, de Graduação; Alexandre Lima, Estudantil; Cezar Nonato, de Extensão e Cultura; e Wellington Pereira, de Gestão de Pessoas.

Durante a abertura do Pins, o reitor Josealdo Tonholo destacou a complexidade e diversidade da Ufal, comparando-a a uma cidade com mais de 45 mil pessoas entre servidores, estudantes, terceirizados e membros da comunidade. “Conhecer a Ufal plenamente é uma tarefa de todo o percurso que vocês vão ter nessa instituição, dada sua dimensão geográfica e a pluralidade de públicos, crenças, orientações e trajetórias que compõem a nossa comunidade universitária”, destacou o reitor.

Segundo o reitor, a Universidade é um reflexo da sociedade alagoana, com todos os seus desafios sociais, econômicos e políticos, e carrega a responsabilidade de atuar como protagonista no desenvolvimento do estado. “É fundamental ter consciência da nossa responsabilidade em oferecer um serviço público de qualidade, que tem o papel de reduzir as desigualdades regionais e promover qualidade de vida”, reforçou Tonholo.

O reitor Josealdo Tonholo destacou a grandiosidade da Ufal, que se espalha fisicamente por oito municípios e tem presença em 16 polos de educação a distância. “Apenas o Campus A.C. Simões, em Maceió, ocupa uma área de 240 hectares. No final de 2024, o patrimônio material da Universidade foi avaliado pela SPU em R$ 780 bilhões, considerando apenas estruturas como prédios, vias, sistemas de esgoto, internet, água e energia no campus sede. É mesmo como administrar uma cidade”, comparou o reitor.

Entre os novos servidores presentes ao Pins, Vicente Pablo Damasceno representa bem as mudanças provocadas pela aprovação no concurso. Ele veio do Ceará, se mudou há cerca de dois meses e está ainda se adaptando às novas condições de vida e trabalho. “Tem sido uma experiência desafiadora, porque eu vim sozinho, deixei toda a minha família no Ceará. O coração está um pouquinho apertado, porque eu só vou ter condições de visitá-los novamente no final do ano. Mas está sendo uma experiência de muita autodescoberta, de crescimento”, declarou o servidor.

Vicente falou da importância do acolhimento neste momento de adaptação. “Alagoas é uma terra que está me recebendo de braços abertos. A Ufal também tem sido receptiva. Os meus colegas de trabalho são pessoas incríveis Todo mundo de braços abertos, todo mundo muito acolhedor. E esse momento está sendo muito bom para eu me situar, para me identificar com a instituição onde vou desenvolver minha carreira”, finalizou o servidor.