Professor da Ufal é nomeado membro de Comitê Técnico Internacional de Sistema Operacional

Technical Steering Committee (TSC) do Zephyr é o mais alto órgão de decisão da plataforma

Por Ascom Ufal com Edge
- Atualizado em
Professor Rodrigo Peixoto, eleito para fazer parte do Comitê de Direção Técnica do Zephyr
Professor Rodrigo Peixoto, eleito para fazer parte do Comitê de Direção Técnica do Zephyr

 O líder da área de Sistemas Embarcados do Centro de Inovação Edge e professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rodrigo Peixoto, foi eleito para fazer parte do Comitê de Direção Técnica [do Inglês, Technical Steering Committee, TSC] do Zephyr. É o sistema operacional de tempo real (RTOS) de código aberto projetado para sistemas embarcados.

O Comitê de Direção Técnica (TSC) consiste em mantenedores do projeto que fornecem liderança técnica à comunidade Zephyr – as responsabilidades do TSC incluem, entre outras, definir e manter a visão técnica do projeto Zephyr, servir como o mais alto órgão de decisão, além de ser responsável por coordenar a colaboração entre comunidades.

Atualmente, o TSC conta com 60 membros, e apenas cinco são eleitos pela comunidade, como é o caso de Peixoto. “É uma realização profissional ser nomeado para o Comitê, que é o maior órgão de direcionamento do Zephyr. Como professor e engenheiro, fico muito feliz e honrado em ter o trabalho reconhecido, virar uma referência na área de Sistemas Embarcados. Estar no meio de tantas pessoas importantes é realmente uma chancela de todo o meu trabalho", afirmou o pesquisador.

Ele é o criador do Zbus, recurso que foi introduzido com o Zephyr 3.3, e que consiste em um barramento de comunicação entre processos que facilita a implementação de arquitetura orientada a eventos, na forma de um modelo de publicação e assinatura dentro do sistema. O professor explica que esse recurso faz com que os usuários possam criar programas de forma mais responsiva e flexível. “O ZBus é um importante avanço dentro do Zephyr RTOS, o que colocou minha contribuição como desenvolvedor dessa feature em evidência”, explica Peixoto.

Base do trabalho de doutorado do pesquisador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Zbus passou a ser utilizado por diversas empresas e ganhou estabilidade na mais recente versão do Zephyr, a 4.2, lançada no último dia 19 de julho.

Peixoto esclarece que o pedido de estabilização dentro da plataforma partiu de uma das empresas usuárias, a Nordic, uma das líderes mundiais de semicondutores focados em Bluetooth. “O pessoal da Nordic, por exemplo, está usando o Zbus para diversas atividades, tanto internamente, como também ao que é fornecido para os clientes, então muita gente que começa a usar não deixa mais, porque ele realmente muda a forma de fazer software embarcado”, destacou.

Conheça mais sobre o Zbus por meio do canal The Zephyr Project, no Youtube.



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável