Professores do Campus do Sertão são homenageados no município de Água Branca

Moção de Aplauso foi entregue durante uma cerimônia cheia de emoção e simbolismos

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Água Branca
Cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Água Branca

O diretor-geral do Campus do Sertão da Ufal, Thiago Trindade, e a professora Maria Helena Menezes, egressa do curso de Letras, receberam Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores do Município de Água Branca. A cerimônia ocorreu no último dia 19 para conceder a honraria que reconhece os relevantes serviços prestados pelo professor à frente da gestão do Campus, e celebra a conquista histórica da primeira Doutora Quilombola do estado de Alagoas.

A homenagem representou também o reconhecimento público ao papel transformador que o Campus do Sertão vem desempenhando ao longo de sua trajetória, principalmente no fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade no Alto Sertão alagoano.

A Moção de Aplauso ao professor Thiago Trindade foi de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Água Branca, Carlos Vieira. Já a honraria concedida à professora Maria Helena foi de autoria da vereadora Tereza Costa.

Na cerimônia, o diretor destacou sua trajetória profissional e acadêmica, e deu ênfase à história do Campus do Sertão: “Toda essa minha atuação, em especial, no sertão de Alagoas, se dá, exclusivamente, pela criação do Campus do Sertão, pela interiorização da universidade pública neste país. E aí não posso me eximir e deixar de saudar o nosso presidente Lula, por coragem e determinação de oportunizar ao filho e à filha do trabalhador o acesso à universidade pública, gratuita de qualidade. E o Campus do Sertão é fruto disso. São 15 anos transformando vidas”.

Ele também dedicou a homenagem aos seus pais e à comunidade que faz parte do campus. “A todos os docentes, discentes, servidores técnicos, colaboradores terceirizados que passaram pelo Campus do Sertão e que hoje atuam lá. Aos municípios parceiros, em especial Água branca, mas, mais especial ainda, ao povo sertanejo que recebeu este pernambucano e que há 14 anos vem buscando fazer um trabalho sério, comprometido e dedicado à educação”.

Em uma fala emocionada, a professora Helena lembrou o quanto precisou de apoio para conseguir se formar e obter o título de doutora. Ela enalteceu as políticas de ações afirmativas que proporcionam mudar a realidade de muitas pessoas. “Eu sou uma pessoa que nasceu pra dar errado, mas dei certo, graças a Deus! Eu carrego todos os estigmas: Eu sou negra, pobre, mulher, quilombola e deficiente. Mas a vida foi ajudando e eu fui evoluindo a cada momento. Existe um ditado que diz que ‘todo mundo pode ser o que quiser’, mas em minha análise, eu acredito que é preciso condições pra gente chegar lá”, refletiu, destacando como o acesso à universidade no interior transformou sua vida.

Honrarias

O Campus do Sertão também recebeu uma Moção de Congratulação pelos 15 anos, no mês de junho, concedida pela Câmara de Vereadores de Piranhas, de autoria do vereador Zé Neto do MST.

E, no último dia 20 de agosto, a Câmara de Vereadores do Município de Senador Rui Palmeira aprovou a Moção de Aplauso indicada pelo vereador Maikon Vieira. A cerimônia de entrega ainda será marcada.



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável