Campus Arapiraca é destaque em evento sobre Ciências do Esporte

Participação rendeu três menções honrosas no Conbrace, maior congresso da área na América Latina


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Participação rendeu três menções honrosas no Conbrace, maior congresso da área na América Latina
Participação rendeu três menções honrosas no Conbrace, maior congresso da área na América Latina

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel), do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou de um dos maiores eventos da área: o 24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), que é realizado de forma associada com o 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). Realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 6 de setembro, os eventos associados reuniram estudantes e pesquisadores de todo o país.

Organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), entidade científica existente desde 1979 e filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conbrace e Conice contribuem para a divulgação do conhecimento científico em toda a América Latina, com foco em temáticas que permitem atualização, discussão e articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A Ufal participou da programação com o lançamento de dois livros organizados pelas pesquisadoras e pelos pesquisadores do Lepel e docentes da universidade: Joelma Albuquerque, Ailton Prates, Carolina Gama, Márcia Chaves-Gamboa e Vannina Assis.

Além disso, foram apresentados 17 trabalhos, desenvolvidos a partir das experiências no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do núcleo de Educação Física de Arapiraca, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), estudos de pesquisadores e dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Ufal em Arapiraca.

Três desses trabalhos foram selecionados para receber menção honrosa durante o evento, sendo eles: ‘O skate enquanto conteúdo na Educação Física escolar: da comunidade para a escola’; ‘Cultura corporal e identidade negra: possibilidades críticas e superadoras de um festival na escola’; e ‘Forró e quadrilha junina nas aulas de Educação Física: experiências pedagógicas na articulação universidade-escola’. Para a docente Vannina Assis, as trocas e vivências nos eventos contribuem diretamente para a formação profissional. “É um espaço de interação, socialização e estudo. Foi muito emocionante! Sobre as menções honrosas, é uma honra, porque mostra que estamos cumprindo nossa função social como grupo de pesquisa, curso e universidade. Ficamos muito felizes. É um troféu simbólico que nos orgulha bastante”, comemorou.

25 anos de existência e pesquisa

Em 2025, o Lepel comemora 25 anos como grupo de pesquisa. O grupo vem desenvolvendo estudos em rede de intercâmbio regional, nacional e internacional no âmbito da epistemologia da Educação Física, do trabalho pedagógico nas escolas de tempo integral e nas escolas do entorno da universidade, além da formação de professores de Educação Física, com ênfase na necessidade do desenvolvimento humano numa perspectiva omnilateral.

Para uma das líderes do grupo, Joelma de Oliveira, a honraria recebida no Conice/Conbrace se vincula à comemoração dos 25 anos do grupo. “Foi uma participação histórica, considerando nossa organização, a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados, a inserção dos e das pesquisadoras nas instâncias do CBCE e as obras lançadas, as quais demarcam a teoria crítica da Educação Física brasileira”, ressaltou a professora Joelma.

A atuação do grupo vem repercutindo fortemente no trabalho pedagógico com a Educação Física e a cultura corporal nas escolas, assim como na formação de professores com base consistente para o enfrentamento das problemáticas educacionais da região. “É um grupo que se consolidou no país, discutindo formação de professores, trabalho pedagógico e políticas públicas, sempre voltado para a licenciatura. Estamos sempre presentes no ‘chão da escola’, conectados à realidade da educação básica”, reforçou a docente Vannina Assis.