NTI inicia serviço de atualização obrigatória para o Windows 11
É preciso preencher um formulário e aguardar o chamado para levar o equipamento; medida busca reforçar segurança e prevenir falhas no sistema
Com fim do suporte da Microsoft ao Windows 10, previsto para outubro próximo, todos os computadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) precisarão ser atualizados para o Windows 11. A medida busca reforçar a segurança, prevenir falhas no sistema e garantir a continuidade das atividades sem riscos.
A atualização dos sistemas operacionais será conduzida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que organizou um cronograma para atender os usuários sem comprometer a rotina de trabalho. O diretor do NTI, Reinaldo Cabral, explica que a medida é fundamental. “O Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança em outubro de 2025. Isso significa que, a partir dessa data, as máquinas estarão mais expostas a ataques cibernéticos e instabilidades. Antecipar a transição é uma forma de proteger os dados e garantir que todos possam trabalhar com mais segurança e eficiência”, destacou.
O Núcleo orienta que todos os usuários realizem o backup de arquivos pessoais, antes de levar a máquina para atualização, para evitar perdas durante a formatação. O processo será realizado sob demanda, oferecendo maior flexibilidade. A atualização leva algumas horas, mas o prazo pode se estender conforme o volume de solicitações.
Após o preenchimento do formulário disponível neste link , a solicitação entra em uma fila de atendimento. O responsável deve aguardar contato via e-mail para realizar a entrega do equipamento. Ressalta-se que, para evitar sobrecarga no setor e permitir a continuidade de outros atendimentos, não serão aceitas entregas sem esse procedimento prévio. Quando convocado, o usuário deve comparecer à Central de Atendimento do NTI para abertura do chamado, levando o equipamento a ser atualizado. Minicomputadores e notebooks devem ser entregues com a fonte de alimentação, enquanto computadores do tipo gabinete devem ser entregues sem cabos. Após a entrega, será fornecido um número de chamado para acompanhamento do serviço.
Segundo o coordenador do Setor de Suporte e Manutenção, Thiago Holanda, a ação é estratégica e deve ser feita em todos os computadores. “Manter nosso parque tecnológico atualizado é um investimento na continuidade dos serviços e na proteção da instituição. A dinâmica foi pensada para minimizar impactos e facilitar o processo para todos os colaboradores”, afirmou.
O NTI reforça que a coleta dos equipamentos deve ocorrer em até 60 dias após a conclusão do atendimento. Caso o prazo não seja cumprido, as máquinas serão encaminhadas ao Almoxarifado Central para redistribuição. Para mais informações, Central de Atendimento do NTI, das 7h às 19h, ou pelos contatos 3214-1015 e atendimento@nti.ufal.br .