Professor é nomeado presidente substituto da Comissão de Biossegurança
Portaria de nomeação de Euzébio Goulart Santana, do Ceca, foi publicada no Diário Oficial da União
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra mais uma conquista institucional com o reconhecimento nacional do professor Antônio Euzébio Goulart Santana, que foi professor por muitos anos do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e atualmente está lotado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Ele foi nomeado, por portaria publicada no Diário Oficial da União, em 18 de setembro, presidente substituto da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar de referência no país, responsável por assessorar o governo federal na formulação e implementação da Política Nacional de Biossegurança. Entre suas atribuições, estão o estabelecimento de normas técnicas de segurança e a emissão de pareceres conclusivos sobre atividades que envolvem organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados, sempre com foco na proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente.
O reitor Josealdo Tonholo destacou a relevância da nomeação para a Universidade e para o estado. “Com prazer informo a publicação da Portaria do MCTI com o professor Euzébio como presidente substituto da CTNBio. Uma função de muita responsabilidade, que só é possível a partir de uma história de vida muito bonita e impactante para a Ufal, para o estado e para o nosso Brasil! Parabéns, Euzébio”, declarou.
O professor Euzébio fez questão de ressaltar que a presidência da comissão continua a cargo do pesquisador Mário Murakami e que sua função será a de contribuir com esse trabalho. “Foi com grande alegria que recebi a nomeação, é uma posição de destaque e de muita responsabilidade e imagino refletir a confiança dos colegas. De certa forma, representa também uma conquista alcançada pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na Ufal e na CTNBio. Esta nomeação me deixa cheio de orgulho e com muita confiança para continuar nosso trabalho, sempre com responsabilidade”, afirmou.