Professora de Direito é eleita vice-presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades

Elaine Pimentel é diretora da Faculdade de Direito da Ufal e participa de gestão da entidade como vice da professora Melina Fachin (UFPR)

Por Izadora Garcia - Relações Públicas
- Atualizado em
Elaine Pimentel é diretora da FDA/Ufal e participa de gestão da entidade como vice da professora Melina Fachin (UFPR)
Elaine Pimentel é diretora da FDA/Ufal e participa de gestão da entidade como vice da professora Melina Fachin (UFPR)

Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (FDA), foi eleita vice-presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas para o mandato de outubro/25 a outubro de 2026. A eleição ocorreu durante o 3° Encontro Nacional do Colégio, realizado no início deste mês, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.

Na ocasião, também foi eleita presidente a professora Melina Fachin, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O atual presidente, professor Celso Campilongo (USP), recebeu o título de Presidente Emérito do Colégio, em reconhecimento à sua atuação desde a criação da entidade.

Ao assumir a vice-presidência, Elaine destacou a relevância do espaço de articulação institucional construído pela entidade. “É uma imensa honra ter sido escolhida para essa vice-presidência ao lado da professora Melina Fachin. O Colégio já está em seu terceiro ano de existência, proporcionando muitas aproximações e diálogos institucionais relevantes, inclusive com o Ministério da Educação, o Supremo Tribunal Federal e outros órgãos que estão direta ou indiretamente relacionados com a qualidade do ensino jurídico público e gratuito no Brasil”, avaliou.

A programação do encontro incluiu palestras, grupos de trabalho e a conferência de abertura do professor Nuno Manuel. Estiveram presentes a reitora da UFAM, Tanara Lauschner, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib.

Ao se despedir da presidência, Campilongo reforçou a importância desse grupo de trabalho: “O Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas descortina um horizonte de possibilidades de inserção das melhores faculdades de Direito do Brasil na formulação das políticas públicas de educação jurídica no País”. Ele também parabenizou os organizadores do encontro, professores Adriano Ferreira (Ufam) e Patrícia Ferreira (UEA).

Conheça Elaine Pimentel

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), mestre em Sociologia (2005) e graduada em Direito (1999) pela Universidade Federal de Alagoas, Elaine Pimentel compõe o quadro de docentes efetivos da Ufal desde 2008.

Sua atuação acadêmica é marcada por pesquisas e projetos de extensão nas áreas de Direito e Sociologia, com ênfase em criminologia, feminismo, gênero, segurança pública, sistema punitivo e violência. É líder do grupo de pesquisa Carmim - Feminismo Jurídico e do Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP), além de vice-líder do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (Nevial) e integrante do Grupo de Pesquisa Educações em Prisões (GPEP), todos registrados no CNPq.

Desde 2018, está à frente da direção da Faculdade de Direito da Ufal, tendo sido reeleita para o período 2022-2026. Sua eleição para a vice-presidência do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas projeta ainda mais a presença da FDA no cenário nacional.

Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas

Fundado em 2023, o Colégio reúne cursos de Direito de instituições públicas de todo o Brasil. Mais que uma rede acadêmica, o Colégio é um espaço de cooperação, solidariedade e articulação política, que busca assegurar uma formação jurídica de excelência, plural e acessível. Em poucos anos de existência, já se consolidou como interlocutor junto ao Ministério da Educação, ao Supremo Tribunal Federal e a outros órgãos fundamentais para a definição de políticas públicas na área.